SMTT deve indicar novo valor da passagem de ônibus em Maceió

De G1 Alagoas Imagem Kevin Willian Ainda não há data definida nem novo preço estipulado, mas o valor da passagem de ônibus urbanos vai aumentar ainda neste semestre em Maceió. A informação é da ...

De G1 Alagoas
Imagem Kevin Willian

REAL ALAGOAS 4604 20-03-2016 17-33-23

Ainda não há data definida nem novo preço estipulado, mas o valor da passagem de ônibus urbanos vai aumentar ainda neste semestre em Maceió. A informação é da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que já está realizando um levantamento para chegar ao valor do reajuste.

Atualmente, a passagem está custando R$ 3,15. O último reajuste aconteceu em janeiro de 2016 e com status de ser a terceira mais cara do Nordeste.

“Não tenho como estipular o preço porque estudos ainda estão sendo realizados pela nossa equipe técnica”, disse ao G1 o superintendente da SMTT, Antônio Moura, ao ressaltar que vários fatores serão levados em conta na hora de estipular o novo valor, como a inflação, o aumento do preço do combustível, peças para manutenção dos veículos e pneus.

Mesmo com as justificativas da SMTT, os passageiros de ônibus já questionam o possível reajuste.

“Moro no Benedito Bentes e preciso pegar ônibus todos os dias. Se o preço aumentar, vou me complicar ainda mais para poder pagar”, disse a faxineira Edvânia Pereira da Silva.

Ela questiona ainda a qualidade do serviço, embora a licitação dos transportes tenha resultado em renovação de parte da frota e reforma de terminais.

“A demanda de ônibus no Benedito é muito grande e não tem transporte suficiente para a gente. Se pelo menos antes corrigissem os problemas, o reajuste faria sentido”, avalia Edvânia.

Mas as discussões até o aumento ser colocado em prática ainda são muitas. Depois que a equipe técnica chegar a um consenso, segundo o superintendente, o valor definido será apresentado ao Conselho Municipal de Trânsito, em seguida às empresas e, por fim, ao prefeito Rui Palmeira (PSDB).

Moura diz acreditar que até março o preço já vai estar definido. As únicas coisas que podem atrasar o aumento é a burocracia e o fato de que o Conselho Municipal de Trânsito ainda não teve todos os novos membros nomeados.

O Conselho é formado por órgãos de diversas esferas do Executivo. Integrantes das novas pastas municipais também foram convocados a participar, a exemplo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet).

“Na próxima semana já devemos estar com um novo Conselho. Encaminhamos um chamado para cada órgão para eles escolherem um representante”, afirmou Moura.

Até lá, o assunto também será muito discutido entre os passageiros. “Se for aumentar, precisa melhorar a segurança. Todos os dias tem gente sendo assaltada em ônibus. O reajuste vai sair do nosso bolso, mas o que eles vão entregar para a gente?”, questiona a bancária Jéssica Carvalho.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.