A orientação da SEMOB-JP: “Atenção! Pare! Siga! Atenção!”

De Mário Tourinho Imagem Fábio Gonçalves Os semáforos do trânsito estão por aí, em nossas vias, como instrumentos orientadores para que nosso ir e vir de todos os dias possa ocorrer com essa garantia, ...

De Mário Tourinho
Imagem Fábio Gonçalves

9B310C61 134E 41A3 A888 9B000C591AE6

Os semáforos do trânsito estão por aí, em nossas vias, como instrumentos orientadores para que nosso ir e vir de todos os dias possa ocorrer com essa garantia, a garantia de ir e vir sem atropelos, sem acidentes, com tranquilidade… com paz! Aliás, cabe já aqui reproduzirmos uma interessantíssima mensagem da SEMOB-JP (Superintendência Executiva da Mobilidade Urbana de João Pessoa) nesse sentido: “Eu quero Paz no Trânsito”!

E se todos estamos desejosos dessa “Paz no Trânsito”, convictos também estejamos de que a SEMOB-JP encontra-se mesmo empenhada para que esse ambiente seja prevalecente.

Prova disso é que, além de estar dia a dia no cumprimento de sua missão através de todos quantos integram seus quadros funcionais, desde os mais simples e engajados nas denominadas “tarefas meio” e especialmente pelos que fazem o “pilotão de frente” (agentes de trânsito, fiscais do transporte etc), vem realizando importante campanha – dentre outras já promovidas –, desta feita, ao longo deste mês, reforçando, o movimento “maioamarelo”. Este movimento tem como objetivo “chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo”. Nesse chamamento orienta-nos a SEMOB-JP:

  • “Atenção!” (especialmente com os pedestres e ciclistas); “Pare!” (… principalmente de usar o celular ao volante); “Siga!” (sempre com obediência às leis do trânsito).

Se a SEMOB-JP engaja-se, como engajada está, nesse movimento “maioamarelo” e como a orientar que os sinais de “Pare”, “Atenção” e “Siga”, dos semáforos, para terem maior efetividade dependem da escolha de cada um com seu comportamento no trânsito, engajemo-nos nós outros também, como cidadãos e cidadãs comuns, atendendo e dando resposta afirmativa ao questionamento que nossa Superintendência de Mobilidade Urbana expressa nos cartazes que afixou e distribuiu pela cidade: “Vamos nos mobilizar? Um Trânsito mais seguro depende de você”. Depende de nós.