Vendas da Volkswagen Truck & Bus crescem no segundo semestre de 2018

Por MAN – LA Imagens Divulgação A Volkswagen Truck & Bus permaneceu firme em sua trajetória de crescimento e alcançou um aumento expressivo na venda de seus veículos comerciais* no primeiro ...
Image

Por MAN – LA
Imagens Divulgação

5b63506d430ec

A Volkswagen Truck & Bus permaneceu firme em sua trajetória de crescimento e alcançou um aumento expressivo na venda de seus veículos comerciais* no primeiro semestre de 2018. MAN Truck & Bus, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus venderam 112.130 veículos, o equivalente a uma melhoria considerável de 16% para o Grupo em comparação ao ano anterior. A Volkswagen Truck & Bus está fazendo grandes avanços na implementação de sua estratégia para se tornar Campeã Global. A transformação da empresa em uma sociedade acionária, que ocorreu em junho de 2018, e a iminente alteração de nome para Traton AG representam outros marcos fundamentais.

Todas as três marcas de veículos comerciais, apoiadas pelo crescimento econômico em todo o mundo, tinham um papel a desempenhar no sólido crescimento das unidades de venda visto no primeiro semestre de 2018, em comparação com o ano anterior. As vendas da MAN Truck & Bus demonstraram um excelente aumento de 18% em relação a 2017, com 49.040 veículos. As vendas da Scania subiram para 46.780 caminhões e ônibus, um aumento de cerca de 7%. A demanda dos veículos da Volkswagen Caminhões e Ônibus aumentou 48%, para 17.340 unidades graças à recuperação da economia brasileira.

Todas as três marcas da Volkswagen Truck & Bus registraram alta nas vendas de caminhões. No primeiro semestre de 2018, foram vendidas 97.710 unidades, um aumento de aproximadamente 12% em relação ao ano anterior. Este aumento pode ser atribuído, entre outros fatores, ao crescimento visto em virtualmente todas as regiões.

Com 56.990 caminhões vendidos na região UE28+2 (Estados-membros da União Europeia, mais Noruega e Suíça), o Grupo cresceu cerca de 6% em relação a 2017 graças ao fato de que o mercado europeu de veículos comerciais permaneceu consistentemente sólido. Com uma participação de 30,7%, a Volkswagen Truck & Bus continua liderando o mercado na região UE28+2. As marcas reportaram um crescimento impressionante, de aproximadamente 45% acima de 2017, em vendas na América do Sul, com 19.220 unidades. Isso foi impulsionado pela recuperação econômica contínua e pela alta nas exportações.

Após dificuldades nos últimos anos, existem muitos indícios de que a economia brasileira tenha alcançado um momento decisivo, embora a situação ainda permaneça tensa. O Grupo também colheu os frutos de sua sólida posição como líder do mercado brasileiro de caminhões, onde alcançou uma participação de mercado de 40,8% nos primeiros seis meses.

Impulsionado pela recuperação econômica contínua na Rússia, o Grupo aumentou suas vendas para 4.870 caminhões na primeira metade do ano, uma melhoria considerável, de aproximadamente 32% em relação ao ano passado. A menor demanda na China resultou em uma queda moderada no número de caminhões vendidos na região Ásia-Pacífico no primeiro semestre do ano, chegando a 7.070 unidades – uma queda de aproximadamente 6% em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas no Oriente Médio subiram cerca de 8% em relação a 2017, chegando a 3.790 veículos.

As três marcas da Volkswagen Truck & Bus continuaram acumulando potências no segmento de ônibus. 11.250 ônibus foram vendidos em todo o mundo no primeiro semestre de 2018, representando um sólido aumento de 33%, para o qual todas as regiões contribuíram, em relação ao ano passado.

“Fomos capazes de impulsionar consideravelmente as nossas vendas no primeiro semestre de 2018. Assim, demos outro passo no caminho para nos tornarmos Campeões Globais. Nossa transformação em uma sociedade acionária e a iminente mudança de nome para TRATON AG oferecem sinais importantes”, disse Andreas Renschler, CEO da Volkswagen Truck & Bus AG e membro da Diretoria responsável por Veículos Comerciais na Volkswagen AG.

MAN: grandes pedidos de ônibus, cooperação para pelotões com a DB Schenker começa bem, lançamento da van elétrica eTGE, parceria com a Solera

A MAN Truck & Bus registrou uma encomenda recorde em junho de 2018. Entre 2019 e 2022, deverá fornecer até 1.000 dos novos ônibus Lion’s City e Lion’s Intercity a 31 empresas regionais de ônibus da DB Regio AG, na Alemanha. A iniciativa de cooperação também inclui acordos estruturais para contratos de serviço opcionais e para o fornecimento de partes sobressalentes. A DB Regio é a maior operadora de ônibus da Alemanha, e uma antiga cliente da MAN Truck & Bus. A geração de ônibus recém-desenvolvida pela MAN oferece maior eficiência, conforto e um design ergonômico, além de já estar em conformidade com a norma de emissão Euro 6d, que entrará em vigor em 1º de setembro de 2019. 61 ônibus híbridos Lion’s City começarão a rodar pelas estradas da capital polonesa Varsóvia no futuro, ajudando a diminuir as emissões. Graças ao moderno motor elétrico dos ônibus, cada veículo pode economizar até 30% de combustível. Os ônibus serão colocados em operação pela Mobilis, a maior operadora de ônibus da Polônia.

Junho de 2018 marcou o início da fase prática do projeto conjunto de pesquisa sobre pelotões, que está sendo realizado pela MAN Truck & Bus, DB Schenker e a Universidade Fresenius de Ciências Aplicadas. Um pelotão constituído por dois caminhões semirreboque foi dirigido, pela primeira vez, entre o centro DB Schenker em Neufahrn, Munique, e Nuremberg. Os test-drives regulares a serem realizados na estrada A9, entre Munique e Nuremberg, têm como objetivo testar na prática os pelotões. Dentro desta estrutura, o foco está no motorista, que ainda tem um importante papel a desempenhar e, de uma forma sensível, integrar esta tecnologia em toda a rede de logística.

A eTGE, uma van elétrica lançada em março de 2018, contribui para a mobilidade elétrica. Com um alcance de até 160 km e uma capacidade de carga de até 1,7 toneladas, a TGE é perfeita para necessidades de distribuição urbana e com zero emissão. A produção em série da eTGE começou em julho de 2018.

As atividades da MAN Truck & Bus no campo de digitalização também incluem uma parceria com a Solera, que foi constituída em março de 2018, com uma perspectiva de longo prazo e o objetivo de ir ainda mais longe com a digitalização da conectividade pós-vendas. Isso inclui o uso da Digital Garage, uma plataforma da Solera, no futuro.

Scania: sistema de ônibus planejado para Burkina Faso, projeto iniciado para caminhões alimentados por redes aéreas de distribuição, vencedor do Prêmio Green Truck, iniciativa para a cooperação de pelotões com a Ahola

Em junho de 2018, a Scania assinou um memorando de entendimento com o governo de Burkina Faso para a montagem de um sistema moderno e eficiente de ônibus na capital do país, Ouagadougou. O plano é ter 460 ônibus municipais e 90 ônibus de turismo em uso. A Scania também participará da construção de um depósito para os ônibus e medidas de treinamento para os motoristas, bem como investigar se combustíveis alternativos podem ser introduzidos para que a frota possa ser operada com biogás e biodiesel.

Dois caminhões híbridos Scania alimentados por redes aéreas de distribuição estão sendo avaliados nas rotas de teste na Alemanha, como parte de um projeto de pesquisa financiado pelo Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha. A eletricidade é fornecida ao caminhão pela rede de distribuição aérea através de um pantógrafo. O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar formas de tornar o transporte de mercadorias de longas distâncias mais ecologicamente correto. O primeiro veículo será testado em partes da estrada A5, ao sul de Frankfurt, a partir do início de 2019, com os test-drives, então, sendo estendidos às seções da A1, perto de Lübeck, e à estrada federal B462, próxima a Gaggenau. Como parte do projeto, a BMU se aliou à Siemens e à Volkswagen Group Logistics, sendo que a última trabalha muito próxima à Scania.

Em março de 2018, a Scania venceu o prestigiado Prêmio Green Truck por seu modelo R 500, que foi lançado em 2017. Este prêmio é entregue todos os anos em parceria com as revistas automotivas alemãs Verkehrs-Rundschau e Trucker. Com um consumo de combustível de menos de 25 litros a cada 100 km, o R 500 é, de longe, o veículo mais econômico no segmento.

A iniciativa de cooperação com a empresa finlandesa de logística Ahola, na qual a Scania entrou em março de 2018, é um passo importante em direção à direção autônoma, e nós veremos os pelotões da Scania sendo testados nas rodovias públicas da Finlândia. O objetivo dos extensos testes a serem realizados em condições climáticas extremas devem oferecer ideias de como os pelotões podem ser usados para reduzir o consumo de combustível e diminuir o risco de acidentes nas rodovias públicas.

Volkswagen Caminhões e Ônibus: grande pedido de ônibus, líder do mercado brasileiro no segmento de caminhões

Um grande pedido de mais de 1.000 chassis de turismo foi recebido em parceria pela Volkswagen Caminhões e Ônibus e pela MAN Truck & Bus no México, e prova como as marcas estão trabalhando excepcionalmente bem juntas dentro do Grupo. Isso coloca o Grupo em uma excelente posição para atender às exigências de seus clientes. Em abril de 2018, esta especialista em mercados emergentes recebeu um pedido de 3.400 ônibus escolares, a serem fornecidos ao longo de um período de doze meses, como parte do programa brasileiro de transporte escolar. Os veículos serão utilizados pelas cidades e regiões de todo o Brasil. Com 25 anos de experiência na produção de ônibus no Brasil e 17 diferentes modelos de chassis, a Volkswagen Caminhões & Ônibus é uma das maiores fabricantes de ônibus da América Latina, e mais uma vez, manteve sua posição de liderança no mercado brasileiro de caminhões. No primeiro trimestre do ano, a Volkswagen Caminhões e Ônibus venceu o prestigiado Prêmio Lótus, da indústria brasileira, em diversas categorias, e foi escolhida como a Marca do Ano para caminhões leves, médios e pesados.

RIO: RIO Marketplace lançado com sucesso, portfólio de produtos expandido continuamente

O RIO Marketplace está disponível online desde janeiro. RIO Essentials, um serviço básico gratuito, possibilita aos consumidores utilizar a análise de distribuição e o monitor da frota, oferecendo informações sobre a localização do veículo, a identificação do motorista, quilometragem e níveis de combustível. A faixa de funções pode ser complementada com serviços como o RIO Advance, o RIO Geo, e o RIO Perform, que estão sujeitos a cobrança. O RIO Maintenance oferece aos clientes informações sobre os dados de manutenção e condições de seu veículo, enquanto o RIO Compliance facilita o gerenciamento das obrigações legas no que se refere a dados de tacógrafo e mapa do motorista.

5b6350538cb8a

Os clientes já têm a opção de acessar serviços como o Synfioo Premium ETA, que oferece informações detalhadas sobre o horário de chegada, no RIO Marketplace. O MAN ServiceCare é o primeiro serviço OEM (fabricante do equipamento original) disponível do RIO, e oferece uma gestão proativa de manutenção. O plano também inclui oferecer futuramente serviços OEM da Volkswagen Truck & Bus e soluções de outros parceiros nesta plataforma. A International Transfer Center for Logistics GmbH se juntou à Universidade Técnica de Berlim para examinar o impacto da utilização dos serviços RIO como parte de um estudo conjunto.

Os primeiros resultados do estudo serão apresentados na feira de Veículos Comerciais IAA, em setembro de 2018.

* A área de negócios de Engenharia Eletrotécnica é legalmente uma parte da Volkswagen Truck & Bus AG, mas não participa das operações de veículos comerciais.