O maior risco de acidentes é com mototaxi

Por Mário Tourinho Imagem Divulgação De vez em quando são levantados questionamentos quanto ao porquê na maioria das capitais brasileiras não ter sido aprovado, pelos órgãos competentes, o serviço de ...
Image

Por Mário Tourinho
Imagem Divulgação

De vez em quando são levantados questionamentos quanto ao porquê na maioria das capitais brasileiras não ter sido aprovado, pelos órgãos competentes, o serviço de mototaxi que já é regulamentado em algumas outras cidades brasileiras, a exemplo de Campina Grande.

De começo valemo-nos das palavras de um dos mais renomados especialistas no campo da mobilidade urbana, no Brasil, que é o engenheiro de transporte e trânsito, Dr. Ailton Braziliense Pires. Disse ele: – “O equilíbrio da motocicleta depende não só de quem a conduz, mas também de quem está junto, isto é, do passageiro”. E acrescenta: – “No caso da mototaxi, principalmente quando o passageiro é passageira – quer dizer, mulher –  ela não fica à vontade para melhor segurar-se no condutor da moto e assim causa um desequilíbrio bem mais perigoso ao veículo, dando margem a muito mais acidentes”.

Realmente a cidade de Campina Grande foi uma das primeiras, no Brasil, a regulamentar o serviço de mototaxi. No entanto, não foi por vontade nem iniciativa dos órgãos competentes e de planejamento da mobilidade urbana, não! Houve a chamada invasão, espécie de serviço clandestino, e como o Poder Público omitiu-se, essa invasão foi crescendo, crescendo… até que a Prefeitura rendeu-se ao fato e fez o reconhecimento ou regulamentação de um quantitativo de mototaxis próximo dos 300. E em seguida outros mototaxistas, não abrangidos naquela regulamentação, também invadiram a cidade, não houve  coibição e,  rendendo-se ao novo fato, oficializou a ampliação da quantidade de mototaxis para umas 700. Depois, submetendo-se à mesma pressão, oficializou a ampliação para umas 1000. Mas, agora, clandestinamente, já existem mais 5 mil. E aí?! Isto favorece à mobilidade urbana?!…

Já é constatado através de estudos específicos que, no mundo todo, independentemente de quem seja o condutor, o risco de acidente grave com motocicleta é 5 vezes maior do que com o veículo de 4 rodas. E isto foi dito por um outro renomado especialista em transporte e segurança do trânsito, Dr. Horácio Augusto Figueira, em Seminário realizado em São Paulo. Também está amplamente divulgado – e foi notícia na Folha de São Paulo – que “moto é o veículo que mais mata no trânsito e gera indenizações”. Daí, o porquê dos municípios que primam por uma mobilidade urbana com segurança, não oficializarem o serviço de mototaxi.