O 2018 do sistema campinense; todo mundo renovou

Todas as empresas da Rainha da Borborema renovaram com ônibus zero quilômetro, mas teve compra de seminovos também.
Image

Por Ônibus Paraibanos-Josivandro Avelar, com colaboração de Vítor Oliveira
Fotos Acervo Paraíba Bus Team

O ano de 2018 em Campina Grande foi de renovação. Todas as empresas da cidade adquiriram ônibus zeros, outras adquiriram seminovos, mas todas deram um jeito para manter a frota sempre renovada e abaixo da idade média.

Num ano marcado de várias mudanças nas linhas e a dúvida sobre como contornar a norma do Ministério Público que proíbe a dupla função no sistema, as empresas conseguiram fechar a padronização do sistema e investiram bem.

Nacional de Luxo: dos zeros aos Viales, passando pelos Torinos

A maior empresa de Campina Grande e a pioneira do Grupo A.Cândido adquiriu as primeiras unidades da atual configuração do Torino – agora fundida ao “S”. Foram ao todo 4 unidades, encarroçadas em chassis OF-1721 Bluetec5.

No meio disso, a empresa pegou alguns Viales que eram das irmãs Transnacional e Reunidas, de João Pessoa, que acabavam de ser desativados de lá. Desse modo ela concluiu a padronização da frota.

Os Viales entraram, mas já vão sair. Parte dos seus sucessores se prepara para entrar em operação. Um dos que apareceu acima, o 1063, já foi substituído por um de sete Torinos ex-Borborema Imperial, de Recife.

1063

Cabral: quatro zeros e finalmente concluindo a padronização

A Empresa Cabral e Santa Rosa adquiriu quatro unidades zero quilômetro, todos eles Torino encarroçados em chassi OF-1721 Bluetec5. Desativou suas unidades de 2007 e conseguiu concluir a padronização de sua frota e está nesse momento terminando seu último ônibus, aliás o último que faltava de toda a cidade.

Transnacional: mais 5 zeros

Já partindo para o lado da Santa Verônica, a Transnacional adquiriu mais 5 unidades zero quilômetro, substituindo unidades de 2009/10.

Todas elas Marcopolo Torino, encarroçadas em chassis OF-1721 Bluetec5 da Mercedes-Benz. O próximo passo vai ser mandar as unidades de 2010 embora e continuar o passo para a uniformização da sua frota em três portas, já que 100% adaptada ela já é.

Cruzeiro: a pequena notável ainda surpreende

A empresa adquiriu três Torino zero quilômetro: duas no início do ano e e a 4019, no segundo semestre.

Além deles, vieram mais dois Torino seminovos, 4014 e 4016, estas oriundas da Viação São Luiz, de Minas Gerais, porém adquiridas zero da Transportes Santo Antônio, de Duque de Caxias.

Com uma das frotas mais novas e os seminovos mais bem reformados, Campina Grande tem tudo para surpreender ainda mais em 2019. Fique ligado nas novidades no Ônibus Paraibanos!