Como ver o seu ônibus em tempo real no Moovit

Saber o horário do transporte público ajuda a planejar sua rotina; saiba como ver seu ônibus em tempo real no Moovit
Image

Por Tecnoblog
Imagem JC Barboza

Disponível para download pelo iPhone, Android e em um web app super acessível, o Moovit é um planejador de viagens. Ele não permite exatamente ver o caminho que o próximo ônibus, trem ou metrô está fazendo como faz o Uber rastreando os carros pelo app do motorista, mas dá uma estimativa de quanto tempo você vai esperar. Saiba como ver o seu ônibus em tempo real no Moovit e receba notificações de embarque.

O aplicativo oferece informações atualizadas em cada região em que opera, dando ao usuário a oportunidade de programar seu trajeto por rotas mais curtas e rápidas, em recursos parecidos ao que já faz o Google Maps, com um layout bastante intuitivo.

moovit

Os horários de chegada dos veículos nos pontos de embarque mais próximos são obtidos ao combinar dados de operadoras de transporte público (empresas de ônibus, trens e metrô) e de órgãos oficiais locais com informações atualizadas fornecidas pela comunidade de usuários (pessoas que tem o aplicativo instalado em seus celulares).

A partir daí, o aplicativo também oferece aos passageiros um cenário em tempo real de chegas, partidas e sugestões percursos rápidos.

É graças ao apoio da comunidade de editores – pessoas que ajudam a organizar, todos os dias, informações sobre linhas, horários e pontos de ônibus de diferentes cidades do mundo – é que lançamentos como esse são possíveis. Isso depender da cidade de uso.

O Moovit está disponível em mais de 1.200 cidades, de 77 países e em 43 idiomas.

Como ver o ônibus em tempo real no Moovit

É bastante simples.

  1. Uma vez baixado o aplicativo, toque no ícone do Moovit;
  2. Você pode configurar locais como “Casa” e “Trabalho” para uso frequente. Ou, toque em “para onde você quer ir” e informe o endereço exato ou nome comercial;
  3. Caso sua partida seja em local distante ou diferente de onde você está, informe;
  4. Você também pode aplicar o horário da sua partida e, em filtros, selecionar tipos de rota entre as mais rápidas, com menor trecho de caminhada ou baldeações;
  5. Feito isso, toque em “Encontrar rotas”e escolha a sua rota desejada;
  6. A rota será exibida e um botão verde “Vamos” vai aparecer, toque nele;
  7. A informação com o horário aproximado de chegada do veículo será mostrada;
  8. Ative as notificações para ser avisado do embarque com o app em segundo plano.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.