Entenda como é calculada a tarifa de ônibus em João Pessoa e o que pode ser feito para o custo ser reduzido

Composição do preço da passagem atende critérios técnicos para chegar ao valor adequado à realidade do sistema e dos passageiros.
Image

Por Sintur JP
Imagens Paulo Rafael Viana

Muitas pessoas não sabem como é calculada a tarifa de ônibus e algumas delas até acreditam que esses valores são decididos atendendo a critérios políticos. Para ajudar os passageiros e a sociedade em geral a entenderem a composição do valor, a planilha abaixo explica como é calculada a tarifa. Atualmente, o valor da passagem na capital é de R$ 4,15 no dinheiro e R$ 4,00 no cartão Passe Legal.

Resumidamente, o cálculo da tarifa é feito com base no resultado da divisão de todos os custos do sistema de transporte coletivo, pelo número de passageiros pagantes. As principais despesas que compões os custos são: combustível, pneus e peças, depreciação, salários dos funcionários do sistema e despesas em geral.

Somente o combustível é responsável por 26,16% da receita, enquanto que as despesas com pessoal respondem por 42,51% dos custos totais e 7% são os impostos ISS e ICMS sobre o óleo diesel.

Por essa razão, empresas e poder público devem discutir a possibilidade de repensar o sistema como um todo para resolver o atual modelo de financiamento, uma vez que o passageiro pagante é única fonte de receitas para bancar todos os custos do serviço.

IMG 3033

Fonte de custeio das gratuidades, redução ou até mesmo isenção de impostos devem ser itens a serem enfrentados e discutidos abertamente entre poder público, operadores e a própria sociedade, uma vez que o transporte coletivo de passageiros é um assunto que interessa a todos.

O transporte público é um serviço essencial e também um direito, conforme prevê a Constituição Federal. Esse meio de transporte é o único serviço de mobilidade urbana que pode atender a todas as pessoas em todos os locais da cidade. Encontrar meios para priorizar, melhorar a qualidade e proteger o transporte público resulta em um grande benefício para toda a população.

planilha



Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.