Produção de chassis para ônibus inicia 2021 andando de lado

Montadoras fabricaram em janeiro deste ano as mesmas 1.426 unidades feitas no primeiro mês do ano passado
Image

Por Automotive Business – Mário Curcio
Imagem Divulgação

A separação por categorias mostra que os ônibus rodoviários montados em janeiro (334 unidades) recuaram 7,2% na comparação com igual mês de 2020, enquanto os modelos urbanos (1.092 ao todo) anotaram crescimento de apenas 2,4% na mesma comparação.

Os números foram divulgados na quinta-feira, 4, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O segmento de ônibus foi o mais afetado pela pandemia por causa da redução do uso do transporte coletivo, que causou o adiamento de renovações de frota.

“Vale destacar que a produção anual ficou na média mensal esperada entre mil e 1,5 mil chassis por mês, dentro da projeção anual de 16 mil unidades”, afirma Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea.

“O importante é observar o que ocorrerá nos primeiros três meses do ano e em um ciclo completo, incluindo os encarroçamentos”, ressalta Bonini.

Exportações: Ainda piores

Neste primeiro mês de 2021 as associadas à Anfavea enviaram ao exterior somente 251 ônibus, volume 5,6% menor na comparação com janeiro de 2020. A separação por categoria revela o embarque de apenas 57 modelos rodoviários, volume 61,7% menor que em janeiro do ano passado, já bastante ruim por causa de dificuldades comerciais com a Argentina e outros mercados regionais, antes mesmo da chegada da Covid-19.

Mercado interno

As vendas domésticas de chassis de ônibus em janeiro somaram pouco mais de mil unidades, resultando em retração de 31,6% ante janeiro do ano passado, quando foram vendidas 1,5 mil unidades. Vale dizer também que outros anos recentes começaram fracos no emplacamento de ônibus: 800 unidades em 2018 e 1,6 mil em 2019. A Anfavea projeta 14 mil unidades para o mercado interno em todo o ano de 2021 (leia aqui).

– Faça aqui o download dos dados de produção, exportação e vendas domésticas consolidados pela Anfavea


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.