Uma raridade campinense

Raro ônibus pode ter sido veículo de apresentação do seu modelo.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens JC Barboza / Divulgação Busscar


Em setembro de 2020, encontramos num posto de gasolina em Campina Grande, um Busscar Interbuss com chassi Scania L113, já mostrando os sinais da sua idade.

Todo na cor branca e apenas com um adesivo escrito “evangelização” em seu para-brisa, esse carro já teve a pintura amarela e preta e fazia transporte escolar para a prefeitura da cidade paraibana de Massaranduba.

  • Interbuss
  • Interbuss 1

E esse Interbuss pode trazer uma grande história. Segundo informações, esse carro pode ter sido o veículo de apresentação do modelo pela Busscar.

busscar14

Ele possui o chassi L113 da Scania, e apenas um Interbuss, segundo informações, foi fabricado com esse chassi, até porque, no ano de lançamento do Interbuss, o L113 não era mais fabricado (foi descontinuado em 1998). O ano de fabricação desse chassi é 1996 e o ano modelo é 1997.

Isso indica que esse veículo que achamos em Campina Grande seja realmente o veículo de apresentação do Interbuss. Não podemos confirmar que seja ele, mas tudo leva a crer que seja o mesmo veículo.

A placa utilizada na imagem não era fixa de nenhum carro em específico. A Busscar a utilizava em vários veículos, principalmente os de apresentação, por isso que ela é diferente da atual utilizado no veículo.

O Interbuss, foi apresentado em 2004 pela Busscar e era classificado como um intermunicipal e rodoviário para curtas distâncias com acabamento mais simples.

O Interbuss é um modelo de carroceria raro, mas na Paraíba existem dois exemplares. Além desse, um outro montado sobre o chassi OF-1722 que pertenceu a Real Bus e hoje é de uma igreja evangélica.

Recentemente abordamos o atual estado dele numa matéria: https://onibusparaibanos.com/2021/01/30/eu-era-assim-estou-assim-0226-da-real-bus/





Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.