JAC Motors lança sua primeira van de passageiros 100% elétrica no Brasil

A JAC Motors traz para o mercado brasileiro a primeira van de passageiros 100% elétrica da marca. Derivada da versão de carga, a iEV750 Vip oferece acomodação para 13 passageiros mais o motorista e será usada no transporte executivo em curtas e médias distâncias nos trajetos para aeroportos, hotéis, resorts e restaurantes.

A van iEV750 já está à venda no mercado brasileiro por R$ 419,9 mil, mais o valor da transformação de R$ 60 mil. O modelo pode ser encomendado em toda a rede autorizada JAC Motors e o prazo de entrega é de 60 dias. 

“A chegada da iEV750 Vip nos dá um sabor especial: é a prova de que estávamos certos quando optamos por verter toda a nossa linha para modelos 100% elétricos. Esse modelo foi um pedido de nossos clientes”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Pode ser até que viéssemos a lançar a versão da van para passageiros no futuro, mas a demanda de alguns clientes surgiu antes. E fomos buscar um parceiro comercial de renome para realizar a transformação”. 

A parceira da JAC neste lançamento é a Alpha6, empresa sediada no interior de São Paulo que tem tradição na transformação de veículos comerciais. “A parceria com a JAC é uma ótima oportunidade de criar um desafio e ir além. O mercado de veículos elétricos é um oceano azul e queremos estar com a JAC Motors produzindo veículos especiais que ajudem a transformar o mundo em um lugar melhor”, afirma Leandro Zillig, sócio fundador da Alpha6.

Segundo Habib, os pedidos dos clientes por uma van de passageiros decorrem de um fenômeno recente, mas intenso, de substituição das frotas por veículos 100% elétricos, que já é recorrente na China e na Europa, devido à preocupação das empresas com o nível de emissão de poluentes emitida por seus veículos. Uma van movida a diesel que rode, hoje, 40 mil km por ano, emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período. “São 200 toneladas para cada veículo num prazo de dez anos. A introdução dessa van 100% elétrica da JAC na frota das empresas de transporte executivo consiste na anulação dessa gigantesca emissão de carbono”, afirma o executivo. 

A van iEV 750 Vip está equipada com bateria de 92 kWh de carga total e tem motor de 163 cv de potência e 750 Nm de torque máximo, o que permite autonomia de 235 quilômetros.

As alterações feitas pela Alpha6 na van original para carga incluem 13 bancos individuais (três fileiras de três poltronas e a última com quatro), todos reclináveis e devidamente equipados com cintos de segurança. A van também ganhou revestimento nos pisos, nas laterais e no teto, com instalação de isolamento acústico e térmico. O acesso ao interior da van é feito pela porta dianteira direita, e sem o banco do carona, o passageiro entra utilizando um estribo como degrau.

Para facilitar esse acesso, a Alpha6 criou um sistema de abertura automática da porta, comandada pelo motorista por uma tecla no painel ou com controle remoto.  No salão cada ocupante possui aletas de ventilação individuais para regular o fluxo do ar-condicionado – foi instalado um novo climatizador independente do que já vem no veículo. A Alpha6 será responsável por toda a transformação da iEV750V para a iEV750 Vip, o que também inclui a instalação de vidros laterais e traseiros. 

Atualmente, a JAC Motors comercializa oito modelos 100% elétricos no Brasil – a chegada da iEV 750 Vip será o nono. A família é composta por dois compactos urbanos (E-JS1 e E-JS1 EXT), dois SUVs (iEV40 e E-JS4), a picape iEV350T, a van de carga iEV750V e os caminhões urbanos iEV350T e iEV1200T.