Unitrans abre SIPAT 2021 trazendo o tema alimentação como primeiro ponto de reflexão

O evento, que é 100% online em função da pandemia do coronavírus, é organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unitrans (CIPA) e segue com programação até sexta-feira (26).
Image

Alimentação Saudável foi o assunto da abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) da empresa de ônibus Unitrans, nesta segunda-feira (22). O tema foi abordado pela nutricionista Kennya Cristina, do SEST/SENAT de Campina Grande. O evento, que é 100% online em função da pandemia do coronavírus, é organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unitrans (CIPA) e segue com programação até sexta-feira (26). A Diretora da Unitrans, Lorena Dantas, pediu que os colaboradores aproveitassem o momento, tendo em vista que a SIPAT é um evento voltado não só para a prevenção de acidentes, mas para melhoria da qualidade de vida de todos.

A nutricionista Kennya Cristina foi a primeira palestrante da SIPAT
A nutricionista, Kennya Cristina foi a primeira palestrante da SIPAT

Sendo assim, a nutricionista Kennya Cristina, abriu sua palestra explicando que não existe qualidade de vida e alimentação saudável se o organismo deixa de ingerir esse ou aquele grupo de alimentos. O equilíbrio é a palavra de ordem para ser saudável comendo de tudo. “A chave, base da alimentação saudável é o equilíbrio. Carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e as fibras. Tudo isso é o que nosso organismo precisa. Então, não se pode cortar, sem acompanhamento de um profissional, nenhum alimento desses grupos porque vai prejudicar sua saúde”, alertou a nutricionista.

Iraldo Sousa Tecnico de Seguranca do Trabalho da Unitrans
Iraldo Sousa, Técnico de Segurança do Trabalho da Unitrans

Ela citou dietas da moda que podem trazer prejuízos para a saúde como a “dieta sem glúten”, a “detox”, a “low carb”. “Encontramos o glúten no centeio, trigo. Para quem não digere bem, o glúten é inflamatório. Só deve realizar uma dieta dessa quem precisa dessa restrição e com acompanhamento. A detox, que é feita através de sopas, apesar de conter vitaminas e minerais, são muito restritas e prejudica demais a saúde, inclusive provocando queda de cabelo”, explicou a profissional.

Dicas que valem ouro

Kennya prosseguiu dando dicas de como introduzir esses nutrientes sem “sofrimento”, já que tem pessoas que acham difícil mudar hábitos de uma hora para outra. “A ideia é ingerir frutas e verduras. Uma sugestão é sopa, no caso de verduras e legumes, e suco, no caso de frutas, para melhorar a nutrição”, indicou. Além disso, ela também falou da necessidade de reduzir sal (nada de saleiro em cima da mesa), açúcar, usar os temperos mais naturais, como orégano, alecrim, manjericão e destacou a hidratação e a relação da imunidade com a nutrição.

Motoristas e cobradores normalmente carregam sua garrafinha de água para onde vai. Mas, a profissional reforçou: “A maior parte do nosso corpo é composto de água e se não hidratamos, há sonolência, dor de cabeça. E o que podemos fazer para lembrarmo-nos de beber água? Coloca aplicativo, despertador, água saborizada com limão, laranja, hortelã. Isso facilita”, disse.

A primeira palestra da SIPAT foi sobre alimentacao

Para finalizar, Kennya ainda disse que uma boa noite de sono, praticar atividade física e alimentação saudável, compõem o trio de sucesso da qualidade de vida e, sobretudo, da boa imunidade. “Para imunidade temos o zinco, encontrado em ovos, feijão, leite. Vitamina C das frutas cítricas; vitamina A que tem nos alimentos amarelos alaranjados, como abóbora; e selênio, encontrado nas castanhas”, concluiu a palestrante.

A SIPAT 2021 acontece de 22 a 26 de novembro

A diretora da Unitrans, Lorena Dantas, aproveitou a oportunidade para lembrar que a saúde e a felicidade de seus colaboradores sempre foram prioridade para a empresa. “Hoje demos início à nossa SIPAT. Essa é uma semana de reflexões e de imersão em informações. Espero que cada uma das palestras que vocês vão assistir produzam significados importantes para a melhoria da qualidade de vida e de um projeto de vida saudável porque queremos colaboradores cada vez mais saudáveis e felizes”, afirmou Lorena, pedindo que todos divulguem as ações da SIPAT entre seus colegas e participarem das atividades que, inclusive, vai ter sorteios diários.