Mercedes-Benz exporta 328 ônibus para serviço de fretamento em mineração no Chile

Veículos contam com inovador processo de pintura anticorrosiva de chassis de ônibus da Mercedes-Benz, solução de resistência e durabilidade para operações severas
Image

Os ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 RS conquistaram uma ampla preferência no transporte de funcionários de empresas de mineração do Chile. Diversas operadoras que prestam esse serviço de fretamento adquiriram 328 chassis para renovação de frota, sendo 253 do modelo O 500 RS 1941 com motor de 410 cv e 75 unidades do O 500 RS 1936 com motor de 360 cv.

A negociação com os operadores chilenos foi conduzida em parceria com o Grupo Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile. Os primeiros novos ônibus começaram a ser entregues em janeiro deste ano, sendo destinados para a região central do país. Os ônibus são utilizados para transporte de funcionários entre suas residências e as unidades de mineração onde trabalham.

“Grande parte dos veículos envolvidos nessa venda conta com o mais inovador tratamento anticorrosivo de chassis de ônibus desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil, que foi apresentado na LatBus 2021 em São Paulo, maior feira de mobilidade da América Latina, e que se destaca como solução de resistência e durabilidade nas severas operações da mineração”, afirma Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Todos esses chassis para ônibus também recebem pneus para uso misto, tanto na estrada como em vias não pavimentadas, e um pacote generoso de itens de segurança”.

O mais inovador tratamento anticorrosivo de chassis de ônibus

Atendendo às necessidades de clientes, a Mercedes-Benz desenvolveu o processo mais inovador do mercado para tratamento anticorrosivo dos chassis de ônibus da marca, ampliando ainda mais o padrão de qualidade e resistência dos produtos.

Essa proteção especial aplicada no chassi é indicada para veículos de fretamento que transportam funcionários e transitam em ambientes de operações severas, com alto grau de salinidade, altas taxas de umidade, baixas temperaturas e calor intenso, o que ocorre, por exemplo, no setor da mineração. Ou seja, os chassis de ônibus da nossa marca saem de fábrica ainda mais protegidos contra corrosões e outros impactos derivados de condições extremas de aplicação do veículo. Isso exige menos manutenção da estrutura do chassi e maior durabilidade do ônibus.

Essa solução está disponível para os chassis O 500 urbanos e rodoviários e para a linha de micro-ônibus LO. Além da aplicação do tratamento anticorrosivo do chassi, estes veículos recebem pneus especiais para operações severas e um pacote de segurança ampliado, podendo circular tanto nos ambientes da mineração, como pelas cidades.

20220404 61c158c38d12467196423721f4eaec7b link 28

“Este é mais um exemplo da dedicação da Mercedes-Benz do Brasil para atender as mais diferentes necessidades dos nossos clientes”, afirma Mauricio Yamamoto, gerente sênior do Centro Regional Latina Ônibus. “Muito rapidamente nós conseguimos adaptar nossa linha de produção de chassis para o processo de pintura especial anticorrosiva”.

Entre os itens de segurança do O 500 RS destacam-se, conforme a linha de chassis: ABS (sistema anti-travamento), limitador de velocidade, ACC (piloto automático adaptativo), ASR (sistema de controle de tração), Hill Holder (assistente de partida em rampa), ESP (controle eletrônico de estabilidade), LDWS (sistema de aviso de faixa), EBS (sistema eletrônico de freios) e suspensão com sistema anti-tombamento.

Fretamento é destaque no mercado durante a pandemia

“Assim como acontece no Brasil, o setor de fretamento também vem tendo relevância nas vendas de ônibus na América Latina durante a pandemia”, diz Jens Burger. “Isso está demonstrado nessa expressiva exportação de 328 ônibus O 500 RS para fretamento no Chile. Por meio de nossa consultoria de ônibus para a Região, buscamos sempre entregar a melhor solução de transporte para cada país com produtos inovadores, que oferecem o melhor custo benefício e segurança, além de conforto aos passageiros”.

20220404 0f87c24c2ec1413a861bfe04b10717bc abre

De acordo com o executivo, para a Mercedes-Benz, essa venda é uma grande oportunidade de fidelizar os clientes da marca na América Latina, em especial o Chile, que é um dos maiores mercados da Empresa para exportações de ônibus.

Fonte: Mercedes-Benz


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.