Expresso Brasileiro adquire seus primeiros Vissta Buss 360

Empresa do Grupo Brasileiro é a segunda do grupo a adquirir o modelo rodoviário da Busscar.
Image

A Expresso Brasileiro, empresa com sede em Eunápolis, BA, que faz parte do Grupo Brasileiro e opera linhas intermunicipais em seu estado sede, adquiriu pelo menos 2 unidades do Vissta Buss 360 da fabricante de carrocerias catarinense Busscar para renovar a frota.

WhatsApp Image 2022 06 16 at 21.24.38

Os novos ônibus da Brasileiro são montados sobre o chassi O-500 RS da Mercedes-Benz e vem com poltronas executivas com cintos de segurança, multiplex, sistema de ar-condicionado saídas individuais, banheiro, janelas panorâmicas com cortinas, bagageiro e acessibilidade através de poltrona elevatória para acesso de PCD’s.

WhatsApp Image 2022 06 16 at 21.24.36

As novidades da empresa baiana tem ainda porta-pacotes, parede de separação total, itinerário eletrônico, luzes de leitura em LED’s direcionais com teclas para acionamento instaladas no porta-focos.

WhatsApp Image 2022 06 16 at 21.24.38 1

Sobre a empresa

A também conhecida pelo nome fantasia de “Brasileiro” originou-se a partir de Aluyr Tassizo Carletto, até então madeireiro, que veio do Espírito Santo com sua esposa e filhos para a cidade de Guaratinga em busca de novos horizontes e com o intuito de explorar o comércio de madeira da região.

Em 1979, com sua visão nata de empreendedor, adquiriu três ônibus usados da empresa Expresso Guaratinga dando o pontapé inicial para o transporte de passageiros. Em 1980 ampliou o seu negócio com a aquisição de 6 ônibus da então chamada Expresso Itamaraju, progredindo no ramo. Em seguida, no ano de 1981, nomeou o empreendimento por Expresso Brasileiro operando nas linhas de Itamaraju/Água Limpa, Itamaraju/Guaratinga – via União e, logo em seguida, Cajuíta, Itamaraju/Jucuruçu, Itamaraju/Nova Alegria e São João da Prata.

Durante todo esse trajeto o quadro funcional da empresa era basicamente composto por seus filhos que, com espírito de luta e com uma visão também empreendedora, começaram a operar linhas urbanas em Eunápolis. Isto foi possível através da compra da empresa urbana Colatinense, com sede no Bairro Juca Rosa, que iniciou operando a linha da Colônia, perímetro urbano de Eunápolis e, posteriormente, atendendo linhas à Porto Seguro.

Em 1989, aliando conhecimento e experiência significativa no ramo de transportes, a empresa adquiriu a concessão das linhas da SULBA, passando a partir de então a explorar outras linhas rodoviárias como Eunápolis/Belmonte, Eunápolis/Guaratinga/Itapebi/Cajuíta/Caiubi/Monte Alegre/Canavieiras, região de Itamaraju e outras linhas, ligando a Prado/Alcobaça/Caravelas e Teixeira de Freitas.

Ainda no ano de 1989 foi estabelecida a primeira garagem com sede em Eunápolis, antes pertencente à empresa SULBA. Posteriormente, em 2001, foi inaugurada uma nova estrutura. Já na cidade de Porto Seguro as instalações foram construídas em 1999, sendo inaugurada a nova sede em 2000.

Em 2018, a Viação Jequié Cidade Sol foi a primeira empresa do Grupo Brasileiro a adquirir o Vissta Buss 360. Foram duas unidades montadas sobre o chassi O-500 RSD Bluetec 5 da Mercedes-Benz.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.