Despoluir inicia vistorias do descarte de resíduos sólidos

Vale destacar que nos anos de 2017 e 2019, a Fetronor foi a primeira federação a realizar diagnóstico socioambiental junto as empresas
Image

O programa Despoluir da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR deu início nesta semana as ações de ampliação do Programa Ambiental do Transporte com a realização do diagnóstico do descarte dos resíduos sólidos nas empresas filiadas. A TMP Ambiental, empresa de consultoria contratada pela federação, iniciará as vistorias em Natal-RN, apontando as melhorias e avanços na gestão ambiental.

O presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras, destacou a importância da ação e o pioneirismo da federação em diagnósticos ambientais. “Somos a primeira federação do Brasil a implantar o diagnóstico ambiental, pois entendemos que o Despoluir não é apenas opacímetro, mostrando que possui um plano socioambiental. O descarte correto dos resíduos sólidos é de fundamental importância para a conservação do meio ambiente”, considera.

A equipe da TMP Ambiental verificará se os descartes de peças, pneu, alumínio, óleo diesel e outros materiais que causam dano à natureza estão sendo feitos da maneira correta, apontando melhorias e avanços na gestão ambiental das empresas de transporte não só do Rio Grande do Norte, como em muito breve, nos estados da Paraíba e Pernambuco.

Vale destacar que nos anos de 2017 e 2019, a Fetronor foi a primeira federação a realizar diagnóstico socioambiental junto as empresas, cujo resultado foi positivo. Foram realizadas desde a verificação da infraestrutura para manuseio adequado de produtos perigosos até a documentação de legislação ambiental vigente.

“Entendemos que a boa gestão ambiental e as boas práticas de sustentabilidade são de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável das empresas do setor de transportes de passageiros”, afirmou Eudo Laranjeiras.

O PROGRAMA

O Programa Ambiental do Transporte Despoluir tem como objetivo criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor transportador brasileiro e contribuir com os esforços mundiais visando à diminuição da emissão de Gases de Efeito Estufa, responsáveis pelo aquecimento global.

Criado em 2007, o Despoluir desenvolve estudos e serviços que buscam evitar os impactos na natureza advindos do setor. Com o Despoluir, empresas de transportes e cargas contam com as ações do programa, recebendo visitas gratuitas e periódicas para avaliação veicular e da qualidade do diesel em suas empresas. As ações são realizadas pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o SEST SENAT e as federações afiliadas ao Programa de cada estado.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.