Conheça o ônibus elétrico FE10BR da Higer

A Higer é uma fabricante de ônibus chinesa representada aqui no Brasil pela TevX. No início do ano, a Higer importou uma unidade do modelo FE10BR (fotos), veículo 100% elétrico destinado ao segmento de fretamento, para apresentação aos clientes. O FE10BR é o ônibus escolhido para fazer o transporte das delegações na Copa do Mundo no Catar. Segundo a Higer, serão 1500 veículos do modelo a serviço das delegações.

SOBRE O FE10BR

O modelo 100% elétrico da Higer é o ônibus elétrico rodoviário mais eficiente do mercado, com emissões zero. É ideal para cobrir as necessidades do transporte de fretamento, daí inclusive vem a escolha do nome. Veja o que significa cada sigla:

F: Fretamento
E: Elétrico
10: comprimento do veículo (10,7m)
BR: veículo projetado para o mercado brasileiro.

De acordo com a Higer, o FE10BR possui autonomia de 400km por recarga.

O modelo é alimentado por baterias de fosfato de ferro e lítio – LFP da CATL, com capacidade de 288 até 385 Kwh. A CATL é a líder mundial entre os fabricantes de baterias, com parcerias de fornecimento para fabricantes globais de veículos, incluindo Toyota, Mercedes Benz, Jaguar grupo BMW PSA e Higer Bus. As baterias (localizadas no bagageiro), levam um tempo médio para carga total em 02:30h. A garantia das baterias é de 08 anos.

Os freios do FE10BR são regenerativos, ou seja, um dispositivo eletromecânico transforma a energia cinética liberada durante as frenagens em energia para as baterias, o que contribui para a excelente autonomia que o veículo entrega.

O FE10BR é equipado com 41 poltronas reclináveis e ajustáveis lateralmente proporcionando aos passageiros espaço e sofisticação durante seu trajeto diário. Além disso pode ser equipado com uma série de opcionais exclusivos (como geladeira térmica, sistema de Áudio e Vídeo, portas USBs para carregamento rápido, etc). A missão do FE10BR é entregar ao operador a eficiência operacional e ao passageiro a tranquilidade para chegar e voltar do seu trabalho.

A Higer pretende instalar uma fábrica aqui no Brasil, no município de Pecém, Ceará, onde irá produzir não só os ônibus elétricos, mas toda a gama de produtos elétricos da marca. O memorando de intenções para a instalação da fábrica já foi assinado pela Higer e o Governo do Estado do Ceará, na quinta-feira 14 de Julho. A Higer planeja que a nova fábrica esteja em funcionamento em 2024.

Texto: Wellington Cadore