Mercedes-Benz anuncia recall do chassi de ônibus urbanos OF-1519

Alguns veículos podem apresentar uma trinca na carcaça do eixo traseiro na região do flange do freio.
Image

A Mercedes-Benz, líder de fabricação e vendas de chassi para ônibus no Brasil anunciou um recall de um de seus produtos, o OF-1519 destinado ao segmento de ônibus urbanos. Veja a nota:

A Mercedes-Benz do Brasil Ltda. convoca os proprietários dos veículos abaixo identificados para atender à seguinte campanha:

MODELOS ENVOLVIDOS: OF-1519

CHASSIS ENVOLVIDOS:
(não sequenciais)

OBM384067 FB000599 a
9BM 384067 PB 284607

PERÍODO DE FABRICAÇÃO:

25 de setembro de 2014 a 13 de julho de 2022

Componente envolvido: carcaça do eixo traseiro.

Razões técnicas: em razão do esforço causado pela severidade da operação e topografia do terreno em determinadas regiões do país, alguns veículos podem apresentar uma trinca na carcaça do eixo traseiro na região do flange do freio, já que, nesse tipo de aplicação, a especificação técnica de resistência do material pode não ser suficiente para garantir a integridade do componente.

Riscos e Implicações: caso não seja constatada durante a manutenção periódica do veículo, a trinca na carcaça do eixo poderá se propagar na região do flange do freio e gerar vazamento de óleo.

Em situações extremas, pode haver a quebra total do componente e o desprendimento do conjunto da roda traseira, aumentando o risco de acidentes com possíveis danos físicos aos ocupantes do veículo e a terceiros.

Solução: verificação e, se necessário, substituição gratuita da carcaça do eixo traseiro.

Início de atendimento: 19 de setembro de 2022.

Agendamento e local de atendimento do serviço:

O serviço deverá ser agendado diretamente com o concessionário de veículos comerciais ou o posto de serviço Autorizado Mercedes-Benz de sua preferência, onde será realizado gratuitamente o serviço, com duração aproximada de 30 (trinta) minutos para verificação, totalizando 16 (dezesseis) horas em caso de necessidade de substituição da carcaça do eixo traseiro.

Atenção: durante a manutenção preventiva do veículo, o proprietário deve continuar Inspecionando o eixo traseiro quanto a possíveis vazamentos, a cada 5.000 quilômetros rodados, em consonância com o Manual do Proprietário e Informativo complementar que será entregue quando do atendimento a esta campanha. Caso seja constatado vazamento na região do flange do freio, o veículo deve ser encaminhado para o concessionário mais próximo, onde será realizada, a qualquer tempo, a substituição gratuita da carcaça do eixo.

Para consultar o endereço dos Concessionários e obter mais informações, acesse o site:
www.mercedes-benz-trucks.com.br/onibus ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente pelo telefone 0800 970 9090.

Com esta iniciativa, a Mercedes-Benz do Brasil visa assegurar a máxima satisfação de seus clientes, garantindo a qualidade, a segurança e a confiabilidade.

Fonte: Mercedes-Benz Ônibus