Salvador recebe as primeiras unidades do Caio Millennium V

Os ônibus são da novíssima geração Millennium, lançada em Agosto, pela Caio

Depois de muito tempo de planejamento e quatro anos de obra no primeiro trecho, os primeiros frutos do BRT Salvador começam a aparecer.

No início da tarde desta segunda-feira (19), os primeiros coletivos do modal BRT chegaram à capital baiana. Pelo menos 10 dos 44 veículos que farão parte da frota do novo modal já se encontram em uma das garagens do consórcio OT Trans.

Os ônibus são da novíssima geração Millennium, lançada em Agosto, pela Caio. Eles possuem identidade visual própria e inauguram uma série nova de prefixos na capital, iniciando em 4xxxx. Não há conotações externas das atuais concessionárias.

Nos próximos dias, realizarão testes na via exclusiva a eles e receberão ajustes operacionais. A prefeitura deve realizar uma apresentação oficial ainda nesta semana. A operação de fato, começará logo depois, com 10 veículos atuando na primeira linha: B001 – Rodoviária Sul x Praça Nossa Senhora da Luz.

A operação do BRT será iniciada de forma assistida, com horário reduzido, fora dos horários de pico. 

Por contar com uma faixa exclusiva, segregada do tráfego regular, com a nova linha do BRT o passageiro que está no Shopping da Bahia poderá chegar à praça Nossa Senhora da Luz em aproximadamente 15 minutos. Isso representa uma redução significativa do tempo de viagem do passageiro nesse trecho que, atualmente, pode durar em média 45 minutos para percorrer todo o trajeto.

Montados sobre os chassis Mercedes-Benz O500U Euro 5, esses serão os primeiros ônibus piso baixo da capital. Além disso, quebram o tabu de 11 anos sem a existência de veículos com motor traseiro no sistema coletivo de Salvador.

Texto: Ícaro Chagas / Redação Alô Alô Bahia
Imagens: Rafael Wan Der Mass
/ Ícaro Chagas

, , , , , , ,
0compartilhamentos

Inscreva-se na nossa newsletter