Na Fenatran, Volvo reforça e amplia sua oferta em serviços conectados

Entre várias ações, a marca ampliou seu tradicional e reconhecido plano de manutenção, agora denominado Planos de Serviços Volvo.
Tw4zqy5HcRf2aKhEFY8BmUujVo scaled

Além dos caminhões, a grande oferta de Serviços Conectados chama a atenção dos visitantes no estande da Volvo na Fenatran 2022. As soluções e tecnologias que a marca oferece ajudam o transportador a garantir maior disponibilidade e produtividade e uma jornada de transporte muito mais segura, sustentável e com melhor desempenho.

“Estamos reforçando e ampliando a nossa estrutura de serviços para caminhões”, afirma Carlos Banzzatto, gerente executivo de serviços comerciais da Volvo. “O rápido avanço da tecnologia e conectividade, em conjunto com os desafios de redução de custo, fazem com que os frotistas demandem novas soluções. A Volvo está continuamente investindo em novos serviços e a conectividade está por trás de todas essas inovações. Já temos mais de 100 mil caminhões conectados na América Latina e eles nos fornecem uma base de dados extraordinária para a oferta de serviços cada vez mais personalizada”, assegura o executivo.

Planos de Serviços Volvo

Entre várias ações, a marca ampliou seu tradicional e reconhecido plano de manutenção, agora denominado Planos de Serviços Volvo. Em sua versão Ouro, a mais completa, prevê todo o suporte para a disponibilidade dos veículos. Inclui todas as manutenções corretivas e preventivas já conhecidas do plano de manutenção, treinamento de motoristas, Manutenção Inteligente Volvo (MIV), atendimento emergencial Voar (Volvo Atendimento Rápido) e Gestão de frota pela plataforma Volvo Connect – que inclui uma série de serviços, relatórios customizados, alertas e todo o histórico do veículo, além de outras informações importantes  para a gestão da frota, assegurando o melhor suporte para os transportadores e reforçando cada vez mais a alta disponibilidade e produtividade dos veículos Volvo.

Além disso, o transportador pode contratar pacotes complementares, como a Condução Inteligente Volvo (CIV), condução segura, posicionamento, entre outras opções. “Não estamos só cuidando da manutenção do caminhão. É todo um suporte técnico e profissional para assegurar mais produtividade e maior rentabilidade no negócio de transporte”, explica o gerente.

A Volvo fez também outra melhoria com os Planos de Serviços Azul e Azul Clássico. Além da manutenção preventiva de óleos e filtros, eles agora contam com dados extraídos via conectividade para agendamento e planejamento das paradas através da Manutenção Inteligente Volvo (MIV), bem como o histórico de manutenções dos veículos.

“Os Planos de Serviços Volvo são os melhores aliados do transportador para aumentar a disponibilidade e produtividade dos veículos e ajudam a transformar custos imprevisíveis em custos planejados, evitando paradas não planejadas e reduzindo gastos com manutenção corretiva. Também aumentam a qualidade dos serviços e a segurança do veículo, com impacto positivo na disponibilidade da frota”, assegura Banzzatto. Atualmente, oito em cada dez caminhões vendidos pela Volvo contam com a cobertura dos Planos de Serviços, para atendimento nas mais de 100 concessionárias da marca no País.

Volvo Extreme Services

Outra iniciativa apresentada na Fenatran é o Volvo Extreme Services, um reforço à estrutura de serviços para caminhões fora de estrada, principalmente nos segmentos de mineração, construção, canavieiro e florestal. Trata-se de uma solução personalizada de atendimento in loco, com mecânicos altamente especializados e peças genuínas Volvo.

Com uma estrutura de serviços da marca, evita-se o deslocamento dos veículos a uma concessionária, ganhando-se em tempo, agilidade e produtividade. Já são mais de 50 pontos de atendimentos ativos no Brasil, um suporte essencial para as operações vocacionais, que exigem o máximo de disponibilidade dos veículos para produzir sem parar.

A Volvo formou, por exemplo, um time nacional de representantes provenientes das áreas de serviço e comercial para atender os clientes desses segmentos em todas as regiões do País, onde quer que os caminhões estejam rodando. Esta nova equipe se junta ao corpo técnico que já trabalhava de forma regional e atua em conjunto com os concessionários para entregar o máximo de agilidade e eficiência, como exige o segmento vocacional.

Volvo Connect

O Volvo Connect, plataforma de conectividade da marca, usa o máximo da tecnologia dos caminhões sem precisar de interface ou adaptação. O sistema captura informações das centrais eletrônicas dos veículos e transmite online. O gestor de frota acessa os dados no computador da empresa ou em seu celular. Para compartilhar as informações com outras plataformas, basta acessar o pacote de dados no sistema da empresa. Amigável, o Volvo Connect permite a customização do painel de controle com as informações que o gestor ou o motorista considerarem mais relevantes. Um transportador com diferentes rotas e operações consegue classificar cada veículo em cada rota para comparativos de percurso, de caminhão e de condutor. É possível definir metas específicas para os motoristas e montar comparativos de resultados e performance para cada um deles.

Além disso, com diversos serviços complementares, o cliente pode escolher o que mais precisa para otimizar e melhorar a sua gestão. Por exemplo, a Condução Inteligente Volvo (CIV), que é o seu maior aliado para a redução de consumo de combustível. A Condução Segura que prioriza os dados de itens de segurança e possibilita analisar o modo e comportamento de condução dos motoristas, informações de frenagem e aceleração bruscas, diversos alertas e outras informações. O pacote de posicionamento indica rotas, velocidades, cercas logísticas. Todos contam ainda com o histórico de oficina dos veículos.

MIV

A Manutenção Inteligente Volvo ganha cada vez mais adeptos com a utilização da conectividade para programar antecipadamente a manutenção dos veículos nas concessionárias. Esta tecnologia pré-agenda horários, separa peças de reposição, reserva o espaço na concessionária e diminui o tempo que o veículo fica parado. “Paradas inesperadas para manutenção têm, em geral, serviços mais caros e que podem levar mais tempo para serem feitos. Além disso, impactam o fluxo de caixa do transportador”, assegura Banzzatto.

CIV

O CIV (Condução Inteligente Volvo), que já é um sucesso entre muitos clientes da marca, fornece dados precisos e online através da conectividade do veículo e possui uma série de recursos para melhorar continuamente a gestão de combustível. Ajuda significativamente a redução do consumo de Diesel, que em média representa 46% do total de custos de um transportador, além de contribuir na redução da emissão de CO². Para isso, a Volvo possui uma equipe de especialistas na fábrica que analisa, envia relatórios customizados e conversa diretamente com todos os clientes CIV informando os pontos de melhoria e oportunidades para economizar em rota, veículo ou tipo de condução. Além disso, há apoio constante dos concessionários para complementar este suporte e realizar treinamento de motoristas, quando necessário.

Voar

Voar (Volvo Atendimento Rápido) é o serviço de atendimento emergencial da Volvo, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A Volvo foi a pioneira no Brasil para atendimento de caminhões e conta com uma equipe de técnicos e engenheiros da fábrica que tem a missão de solucionar a dúvida ou o problema do transportador e colocar o veículo o mais rapidamente na estrada. Cerca de 50% dos telefonemas ao Voar são resolvidos pelos especialistas por meio de diagnóstico remoto emergencial, sem a necessidade de acionar a equipe para socorro no local onde o veículo está parado, ou o envio de reboque.

Fonte: Assessoria de imprensa Volvo

,
0compartilhamentos

Assine nossa newsletter

banner quadrado blog josivandro avelar