Volvo exibe novos FH, FM e FMX Euro 6 na Fenatran

Os veículos começam a ser produzidos em janeiro de 2023 no complexo industrial da Volvo em Curitiba, no Paraná.
BpankXhYLRyVCTre6UjS0Wwl1v scaled

Apresentada recentemente, a nova linha F de caminhões pesados da Volvo está agora sendo exibida aos clientes e ao público em geral no estande da marca na Fenatran 2022. Atendendo a nova regulamentação Euro 6/Proconve P8, com significativa redução na emissão de poluentes, as novas versões do Volvo FH, FM e FMX têm consumo de combustível até 8% menor, numa grande contribuição para o aumento da rentabilidade do transportador.

Os veículos começam a ser produzidos em janeiro de 2023 no complexo industrial da Volvo em Curitiba, no Paraná. Mas os clientes que participarem da feira poderão fazer a aquisição de imediato, inclusive em condições de compra vantajosas, durante o período do evento. “Nossa geração Euro 6 está à frente do que a legislação exige, com melhorias em tecnologia e segurança e uma redução do impacto ambiental. É o nosso compromisso com a produtividade e a sustentabilidade nos transportes”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. “É uma linha de caminhões excepcional, repleta de novidades e com excelente eficiência energética para todas as aplicações do transporte brasileiro”, completa Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.

Motorização avançada

Com potências de 380cv, 420cv, 460cv, 500cv e 540cv, o novo motor Volvo D13K Euro 6 é uma das grandes novidades. “Ele foi projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases”, afirma Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil. Com componentes mais robustos, possui agora um sistema de injeção Common Rail, dotado de injetores de combustível de alta pressão e precisão, além da exclusiva tecnologia de combustão “Wave”, que garante uma queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e um maior rendimento energético, tudo com foco em economia de combustível e menos emissões.

cPxdtbjulGfU5Rri4TpJ91HKLe

O novo turbocompressor é ainda mais silencioso e eficiente, gerando torque máximo em rotações ainda menores. É exatamente o mesmo motor que equipa os caminhões da marca na Europa e nos principais mercados globais. “É o estado da arte tecnológico para auxiliar os transportadores a obter melhores resultados, aumentar a produtividade e reduzir o custo operacional”, diz Valerio. O projeto também priorizou o mercado brasileiro, para atender as exigentes condições locais de severidade.

Muitos avanços

Agora o VEB+ (Volvo Engine Brake Plus), o consagrado e potente freio motor da Volvo, vem de série para todos os motores e modelos da linha F. Esta é mais uma contribuição da Volvo para aumentar a segurança nas operações de transporte. Os novos caminhões Euro 6 mantêm todos os benefícios da geração anterior, incluindo as melhorias aerodinâmicas introduzidas recentemente no chamado Pacote Aero.

Mais segurança de série

Líder mundial em segurança, a lista de itens de série do Volvo FH Euro 6 para evitar ou reduzir a severidade de acidentes é a mais consistente do mercado: freios eletrônicos EBS, piloto automático adaptativo, sistema de frenagem de emergência, ESP, piloto automático de descida, freio motor VEB+, luzes de freio de emergência, espelhos auxiliares, controle de tração, bloqueio automático do diferencial, auxílio de partida em rampa, freio de estacionamento com ativação/desativação automática, cabines com célula de sobrevivência, para-choque frontal anti-intrusão, teto solar com saída de emergência, pré-tensionador do cinto de segurança e freios ABS. Além disso, direção inteligente VDS, detector de atenção, air bag, monitoramento da faixa de rodagem, sensor/câmera de ponto cego e freio anticanivete são itens opcionais.

I-Shift de 7ª geração

A linha Euro 6 está equipada com a nova caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração, com aprimoramentos que resultaram em trocas de marcha até 30% mais rápidas. “A engenharia da Volvo desenvolveu uma transmissão ainda melhor, mais robusta, muito mais eficiente, garantindo mais benefícios na operação de transporte, seja no desempenho do veículo ou na redução do consumo do combustível”, declara Jeseniel Valerio.

Mesmo com tanta evolução, a Volvo manteve ou otimizou características consagradas. É o caso da Aceleração Inteligente Volvo, a tecnologia que baixou o consumo de combustível com algoritmos que identificam a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa. Outro dispositivo mantido é o I-See pré-mapeado, tornando o veículo ainda mais inteligente e conectado. O I-See recebe as informações da estrada via conectividade e faz a gestão dos dados de topografia para gerenciar de forma mais eficiente o embalo, a aceleração, as trocas de marcha e o freio motor para economizar combustível.

YfgWpwSisEyT6P5RbtCXaKVOlL

Fonte: Assessoria de imprensa Volvo

,
0compartilhamentos

Assine nossa newsletter