Ministro dos Transportes do Chile visita a Optibus para discutir o futuro do transporte público

Ministro do Transporte do Chile visita sede da Optibus em Israel
Image

A Optibus teve a honra de receber o Ministro dos Transportes e Telecomunicações do Chile, Juan Carlos Muñoz Abogabir, para discutir o futuro do transporte público e as novas tecnologias que podem melhorar o atendimento aos passageiros e a eficiência para operadores e agências de transporte no Chile. Além do Ministro, a comitiva chilena contou com Marion Fuentes, assessora do Ministério dos Transportes, e Jorge Carvajal, Embaixador do Chile em Israel. O encontro ocorreu no último dia 9 de novembro na sede da Optibus, em Tel Aviv, Israel.

 “Vemos a indústria de transporte do Chile liderando a transição para os ônibus elétricos, apoiada por um governo que se comprometeu a ter uma frota totalmente elétrica até 2035. Novas tecnologias que apoiem a implantação de uma frota de ônibus elétricos em nível nacional são cruciais para atender às demandas por transporte público sustentável e eficiente. A Optibus está empenhada em trabalhar com a indústria de transporte chilena para fornecer essas tecnologias inovadoras”, disse Amos Haggiag, CEO e cofundador da Optibus.

O escritório da Optibus em Santiago, no Chile, foi inaugurado no início de 2022 e é liderado por Álvaro Iriarte Sanderson, Diretor Regional da Optibus para o Cone Sul. Por meio de seu trabalho com a MetBus, a maior operadora de transporte público do Chile e a maior frota de ônibus elétricos das Américas, e a RedBus Urbano, uma das principais operadoras de transporte público de Santiago e a maior operação de ônibus da Transdev em todo o mundo, o software da Optibus está ajudando na operação de mais de 20 milhões de viagens em Santiago, o que corresponde a mais 25% do volume da cidade.

Na reunião, a pauta debatida com o CTO e cofundador da Optibus, Eitan Yanovsky, o gerente geral de LATAM, Ronen Avraham, e o gerente geral de Ásia-Pacífico (APAC), Shaun Bretstein, foi sobre a visão da Optibus para melhorar o transporte público, o trabalho da empresa no Chile, tendências do setor e quais são as tecnologias que a Optibus está desenvolvendo para otimizar operações e serviços de transporte público.

Ivan Schejtman, líder de pré-vendas América Latina, realizou para a delegação chilena uma demonstração do software nativo na nuvem da Optibus, que inclui produtos para programação, planejamento, escala, programação e gerenciamento de ônibus elétricos de ponta a ponta. A visita culminou com uma reunião com parceiros da Optibus e uma visita a um operador de transporte público em Tel Aviv que utiliza o software Optibus para otimizar os seus processos de trabalho e serviços em Israel.

“Fiquei muito impressionado com o ambiente de negócios que encontrei em Israel, onde as startups crescem extremamente rápido, como é o caso da Optibus. Prestar serviços e coordenar uma grande frota de ônibus requer planejamento sofisticado e modelos operacionais. As empresas de ônibus devem considerar essas ferramentas ao buscar melhorar a qualidade e a frequência do serviço, o que é uma necessidade importante em muitas cidades ao redor do mundo”, afirmou o ministro.

O ministro, cuja passagem por Israel também incluiu visitas a empresas nas áreas de segurança viária, veículos autônomos e telecomunicações, havia participado no início do dia da Conferência sobre Sistemas Avançados de Transporte Público e Dados de Tráfego (CASPT), em Tel Aviv, que reuniu pesquisadores, empresas globais líderes de transporte público, setor público e privado para obter uma compreensão mais profunda dos sistemas atuais e futuros para operações e planejamento de transporte público. A Dra. Nurit Oliker, Desenvolvedora de Algoritmos Optibus, falou na conferência sobre os novos algoritmos que ela e sua equipe estão desenvolvendo para oferecer suporte à geração e otimização de programação.

Fonte: Assessoria de imprensa