Torino Express com chassi Mercedes-Benz do BRT Rio é visto em Caxias do Sul, RS

A Prefeitura do Rio comprou 561 novos ônibus para a requalificação do Sistema BRT, por meio de três licitações realizadas no decorrer do ano passado.
Image

O sistema BRT da cidade do Rio de Janeiro segue recebendo novos ônibus adquiridos pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro para a sua requalificação. Num primeiro momento, segundo a prefeitura, o sistema recebeu 76 veículos dos modelos Torino Express, da Marcopolo e Apache Vip V, da Caio.

Do modelo Torino Express, foram adquiridos 220 unidades que serão entregues até o mês de março deste ano. 100 unidades são montadas sobre chassis Volvo B340M, com 22 metros de comprimento e as outras 120 com chassis Mercedes-Benz O 500 MDA, com 23 metros de comprimento. Segundo a Marcopolo, as unidades tem capacidade para transportar 181 passageiros (43 sentados e 138 em pé).

Os veículos são equipados com tecnologias e itens para oferecer ainda mais conforto, segurança e comodidade para os passageiros, como sistema de comunicação do motorista com os passageiros com microfone da cabine (tipo o utilizado no metrô), aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de iluminação diferenciada com cromoterapia no interior do veículo, rampa de acesso junto às portas de embarque para total acessibilidade e cabine segredada para motorista.

Os ônibus também contam com circuito fechado de TV que permite ao motorista visualizar no painel as imagens das câmeras internas, sistema de próxima parada (que avisa, por intermédio de dispositivos audiovisuais, as próximas estações de desembarque), tomadas USB em todas as poltronas do modelo City Confort, botão de pânico na cabine do motorista e sistema de ar-condicionado. painel mostrador de velocidade em trânsito e câmera de marcha ré.

As unidades montadas sobre chassi Volvo já se encontram em operação nos corredores de BRT da cidade do Rio de Janeiro. As unidades equipadas com o chassi Mercedes-Benz já começam a ficar prontas e já foram flagradas na cidade de Caxias do Sul, RS, aonde fica a fábrica de carrocerias Marcopolo. Brevemente estarão chegando a capital fluminense.

A Prefeitura do Rio comprou 561 novos ônibus para a requalificação do Sistema BRT, por meio de três licitações realizadas no decorrer do ano passado. Na primeira, em abril, a Prefeitura recebeu propostas de fornecedores para a compra de 191 novos ônibus, sendo 120 articulados e 71 ônibus modelo padron. A segunda ocorreu em maio, quando foram adquiridos mais 100 ônibus articulados. Estes veículos seguirão sendo entregues à Prefeitura, gradativamente, até março de 2023.

Na terceira licitação, realizada em novembro, mais 270 ônibus foram comprados. A previsão é de que estes veículos, com capacidade mínima para 180 passageiros, sejam entregues entre novembro de 2023 e março de 2024.

Imagem: Guilherme Buss