A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro está investindo pesado para a requalificação do sistema BRT da cidade. Reformas das estações, obras para melhorias no pavimento dos corredores, entre outras melhorias para entregar um BRT totalmente renovado para a população carioca.
Além das melhorias na infraestrutura do sistema, a prefeitura adquiriu 561 novos ônibus para a requalificação do Sistema BRT, por meio de três licitações realizadas no decorrer do ano passado. Na primeira, em abril, a Prefeitura recebeu propostas de fornecedores para a compra de 191 novos ônibus, sendo 120 articulados e 71 ônibus modelo padron. A segunda ocorreu em maio, quando foram adquiridos mais 100 ônibus articulados. Estes veículos seguirão sendo entregues à Prefeitura, gradativamente, até março de 2023.
Na terceira licitação, realizada em novembro, mais 270 ônibus foram comprados. A previsão é de que estes veículos, com capacidade mínima para 180 passageiros, sejam entregues entre novembro de 2023 e março de 2024.
Em um primeiro momento, segundo a prefeitura, o sistema recebeu 76 veículos dos modelos Torino Express, da Marcopolo e Apache Vip V, da Caio, equipados com os chassis Volvo B340M e Volkswagen 22.280 ODS, respectivamente.
Do modelo Torino Express, foram adquiridos 220 unidades que serão entregues até o mês de março deste ano. Com o chassi Volvo B340M, são 100 unidades e as outras 120 com chassis Mercedes-Benz dos modelos O500 MDA Bluetec 5 e O-500 MA Bluetec, com 23 e 18 metros de comprimento, respectivamente. Segundo a Marcopolo, as unidades tem capacidade para transportar 181 passageiros (43 sentados e 138 em pé).
Os veículos são equipados com tecnologias e itens para oferecer ainda mais conforto, segurança e comodidade para os passageiros, como sistema de comunicação do motorista com os passageiros com microfone da cabine (tipo o utilizado no metrô), aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de iluminação diferenciada com cromoterapia no interior do veículo, rampa de acesso junto às portas de embarque para total acessibilidade e cabine segredada para motorista.
Os ônibus também contam com circuito fechado de TV que permite ao motorista visualizar no painel as imagens das câmeras internas, sistema de próxima parada (que avisa, por intermédio de dispositivos audiovisuais, as próximas estações de desembarque), tomadas USB em todas as poltronas do modelo City Confort, botão de pânico na cabine do motorista e sistema de ar-condicionado. painel mostrador de velocidade em trânsito e câmera de marcha ré.
As unidades montadas sobre chassi Volvo já se encontram em operação nos corredores de BRT da cidade do Rio de Janeiro. Algumas das unidades equipadas com os chassis Mercedes-Benz já começam a serem entregues e já estão sendo vistas nas rodovias vindo do sul do país, aonde fica a fábrica aonde eles estão sendo produzidos, para o Rio de Janeiro
Imagens: Maylon Exteketter