Conheça o Espaço Memória Marcopolo – Valter Gomes Pinto

Espaço fica na sede da fabricante de carrocerias na cidade de Caxias do Sul, RS.
Image

O Espaço Memória Marcopolo – Valter Gomes Pinto é um local criado pela Marcopolo em sua sede em Caxias do Sul que preserva a história da empresa e enaltece a importância dela para o desenvolvimento da cidade e do transporte de passageiros. Conta com mais de 120 mil itens entre fotografias, revistas, jornais, gravações de áudio e vídeo, certificados, relatórios, informativos, troféus e outros objetos que compõem o patrimônio documental e informativo da Marcopolo.

IMG 20230206 WA0052
Imagem: Wellington Cadore

Além do resgate e preservação do patrimônio documental e informativo da companhia, o espaço conta com um completo banco de dados e tem o objetivo de disponibilizar informações relacionadas à evolução dos negócios, fornecer subsídios para ações presentes e futuras e atuar como meio de ligação entre a empresa e os públicos interno e externo.

O Espaço Memória Marcopolo fica localizado na BR 116 – Km 141, nº 10.500, bairro: Ana Rech / Marcopolo – Unidade Ana Rech – Caxias do Sul – RS.

– Telefone: (54) 2101-4170

– E-mail: [email protected]

– Horário de Funcionamento: 8h às 12h (terça, quarta e sexta-feira) e das 13h às 17h (segunda à sexta-feira).

– Site: https://www.marcopolo.com.br/memoria/

– Equipe: Ana Paula de Almeida (historiadora).

– Serviços oferecidos: consulta on-line e visita guiada.

– Acesso: permitido, sem restrição. Entrada Gratuita.

Na página on-line do Espaço Memória Marcopolo é possível fazer um tour virtual 360 por todo acervo e também pelo ônibus Nicola que a empresa tem preservado. Vale a pena conferir.

IMG 20230206 WA0054
Imagem: Wellington Cadore

VALTER GOMES PINTO

Natural de Passo Fundo, Valter Gomes Pinto nasceu em 27 de janeiro de 1932.

Ingressou na Marcopolo em 1964, quando ainda era chamada Nicola. Ao longo de 49 anos dedicou-se às áreas comercial e de marketing, colaborando ativamente para a expansão dos negócios e construção da identidade corporativa da empresa. Ele era um dos grandes incentivadores da criação do Espaço Memória Marcopolo acreditava que preservar o passado da Marcopolo era uma forma de homenagear a todos que fizeram parte da história da empresa.

Figura de referência para o empresariado e comunidade caxiense, Valter Gomes Pinto foi vice-presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva e presidente do Conselho Superior da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC). Forte presença que rendeu a ele, em 2000, o título de cidadão caxiense.

Faleceu em 2013, aos 81 anos, deixando um legado de inovações, ideias e exemplos para todos da empresa que ele ajudou a construir ao lado de Paulo Bellini, sendo lembrado por todos com quem conviveu como um grande líder e mais do que isso: um cavalheiro, afável e gentil sempre disposto a ajudar o próximo. Um homem à frente de seu tempo.

IMG 20230206 WA0053
Imagem: Wellington Cadore

Veja o vídeo.

Vídeo: Wellington Cadore

Texto: Wellington Cadore