Novos articulados com chassi Mercedes-Benz do BRT do Rio entram em testes

Veículos foram flagrados em testes nos corredores Transcarioca e Lote Zero do BRT Rio.
Image

Os novos Torinos Express articulados adquiridos pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro iniciaram um período de testes nos corredores Transcarioca e Lote Zero do BRT da capital fluminense. Montados sobre chassis Mercedes-Benz, os novos articulados foram fotografados e filmados chegando na Estação Jardim Oceânico e passando pela Estação Rio 2 vindo pelo corredor Transcarioca.

Foram adquiridas 220 unidades do Torino que serão entregues até o mês de março deste ano. Com o chassi Volvo B340M, são 100 unidades que já se encontram em operação e as outras 120 são montadas sobre os chassis O-500 MDA Bluetec 5 e O-500 MA Bluetec 5 da Mercedes-Benz, com 23 e 18 metros de comprimento, respectivamente. Segundo a Marcopolo, as unidades tem capacidade para transportar 181 passageiros (43 sentados e 138 em pé).

IMG 3587 1

Os veículos são equipados com tecnologias e itens para oferecer ainda mais conforto, segurança e comodidade para os passageiros, como sistema de comunicação do motorista com os passageiros com microfone da cabine (tipo o utilizado no metrô), aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de iluminação diferenciada com cromoterapia no interior do veículo, rampa de acesso junto às portas de embarque para total acessibilidade e cabine segredada para motorista.

IMG 3590 1

Os ônibus também contam com circuito fechado de TV que permite ao motorista visualizar no painel as imagens das câmeras internas, sistema de próxima parada (que avisa, por intermédio de dispositivos audiovisuais, as próximas estações de desembarque), tomadas USB em todas as poltronas do modelo City Confort, botão de pânico na cabine do motorista e sistema de ar-condicionado. painel mostrador de velocidade em trânsito e câmera de marcha ré.

Veja o vídeo:

Imagens/Vídeo: Júlio Barboza/Wellington Cadore