Com frota 100% formada por veículos da marca Caio, a pernambucana Mobibrasil volta a renovar a frota com veículos da encarroçadora paulista trazendo unidades do Millennium V para operar na Região Metropolitana do Recife, pelo Sistema Estrutural Integrado (SEI). Ao todo foram adquiridos 52 veículos com motorização traseira e dianteira que estão por vir.
Com capacidade para 32 passageiros sentados em poltronas estofadas e 62 em pé. as novidades são montadas sobre chassis de motorização traseira da Mercedes Benz, do modelo O-500R/1830/59 Bluetec 5, que conta com transmissão automática e suspensão a ar para um maior conforto dos usuários das linhas da Mobibrasil.
Os novos ônibus da Mobibrasil, possuem duas portas de acionamento pneumático do lado esquerdo do veículo alinhadas às plataformas e três do lado esquerdo alinhadas ao nível da rua.
Os veículos vem com sistema de ar-condicionado da marca Valeo, janelas panorâmicas, suportes pega-mão nos balaústres horizontais, painel mostrador de velocidade em trânsito, tomadas USB, piso antiderrapante em taraflex, campainha via wireless, sensor de ré e itinerários eletrônicos na cor âmbar da marca FRT. Os veículos adquiridos contam ainda com saídas de emergência nas janelas e alçapões no teto, balaústres tácteis e iluminação interna em LED.
Para a total acessibilidade, os novos ônibus disponibilizam elevador para PCD da marca Foca, localizado na porta central do veículo no lado direito, além de poltronas reservadas a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.
O sistema urbano de Recife é referência para os demais estados do Nordeste, que pouco a pouco vão se moldando e se atualizando, a exemplo de Salvador onde o BRT já encontra-se em funcionamento, facilitando ainda mais a vida de quem utiliza o transporte público.
Imagens: Filipe Lima/Rafael Wan Der Maas