Novos ônibus do BRT do Rio já estão em operação

Veículos articulados que entraram em operação nesta quarta-feira vem com chassi Mercedes-Benz dos modelos O-500 MA e O-500 MDA.
Image

110 novos ônibus adquridos pela Prefeitura Municipal do Rio do Janeiro para a revitalização do sistema de BRT (Bus Rapid Transit) da cidade e que foram entregues pelo Prefeito Eduado Paes e pela secretária de Transportes, Maína Celidonio nesta quarta-feira, 01/03, aniversário da cidade, já se encontram em operação nas linhas do corredor Transcarioca.

IMG 3755

Os veículos que entraram em operação nesta quarta-feira possuem carrocerias do modelo Torino Express, da Marcopolo, que são montadas sobre os chassis O-500 MDA Bluetec 5 e O-500 MA Bluetec 5 da Mercedes-Benz, com 22.990 e 18.850 metros de comprimento, respectivamente.

IMG 3747

As linhas do corredor do Transcarioca que receberam os novos ônibus são as seguintes:

31- Vicente de Carvalho x Alvorada
35- Paulo da Portela x Alvorada
38- Alvorada x Fundão
40- Paulo da Portela x Alvorada
41- Paulo da Portela x Terminal Recreio
42- Manaceia x Galeão
46- Penha x Alvorada

IMG 3752

Os novos ônibus contam com sistema de ar-condicionado, suspensão a ar que proporciona um maior conforto aos usuários do BRT carioca, janelas panorâmicas, itinerários eletrônicos na cor âmbar, piso amadeirado, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, cabine segregada para o motorista, suporte pega mão nos balaústres horizontais, além de sistema de iluminação em LED com cromoterapia no interior do veículo, rampa de acesso junto às portas de embarque para total acessibilidade.

IMG 3759

Vem também com área reservada a pessoas com deficiência, tomadas USB em todas as poltronas do modelo City Confort, botão de pânico na cabine do motorista. painel mostrador de velocidade em trânsito, saídas de emergência nas janelas e alçapões no teto e câmera de marcha ré.

IMG 3749

Com os novos ônibus, a Transcarioca teve 100% da frota renovada e terá um aumento de quase 50% de novos veículos à disposição da população. Atualmente, a Transcarioca conta com 74 ônibus em atividade. Inaugurada em 2014, tem 39 km entre o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, passando por bairros das zonas Oeste e Norte da cidade. O corredor tem dois terminais e 45 estações, todos reformados após a intervenção realizada pela Prefeitura do Rio em março de 2021.

Esta é maior etapa, até o momento, do processo de transformação do sistema BRT. A Prefeitura já havia entregue 80 novos BRTs que já estão em operação no sistema, atendendo o corredor Transolímpica e o trecho Jardim Oceânico – Alvorada.

, , , , ,
0compartilhamentos

Assine nossa newsletter

banner 612 300 X 250 2020