O corredor Transcarioca do BRT do Rio registrou um aumento de sete mil passageiros/dia após a entrada em operação, no dia 01/03, dos 110 novos ônibus comprados pela Prefeitura do Rio. A média diária de passageiros (pagantes + gratuidades) passou de 80 mil para 87 mil.
Já havia a expectativa de aumento da demanda, a exemplo do que ocorreu no corredor Transolímpica, o primeiro a receber os novos ônibus no sistema BRT, em dezembro de 2022. Lá, a quantidade de passageiros passou de 28 mil para 35 mil passageiros.
Intervalos menores
A circulação da nova frota no corredor Transcarioca está diminuindo o tempo de espera dos passageiros nas estações nos horários de pico. A linha que teve maior redução (70%) foi a 40 (Madureira x Alvorada expresso). O tempo de espera dos passageiros é de seis minutos, contra os 20 antes da chegada dos novos ônibus. A frota da linha aumentou de seis para 17 carros. Já as linhas 42 (Galeão x Manaceia parador) e 46 (Penha x Alvorada expresso) tiveram uma redução de 60% nos seus intervalos: de 20 para oito minutos e de 15 minutos para seis minutos, respectivamente.