2023 é o primeiro ano da nova tecnologia de redução de poluentes Euro 6, que substitui a tecnologia Euro 5 que estava em vigor desde 2012. Com o aquecimento das entregas de novos ônibus, é comum que saiam neste ano veículos com as duas tecnologias, e este é o caso da renovação de João Pessoa, que foi de 42 carros, dos quais 21 são Euro 5 e 21 são Euro 6.
Muita gente acredita que só pelo fato de um ônibus ser fabricado em 2023, ele já conta com essa tecnologia. Não é assim. E não é difícil identificar um veículo Euro 6 de forma externa.
Justamente por isso, vamos exemplificar essas diferenças visuais a partir do chassi OF-1721 da Mercedes-Benz, que manteve sua nomenclatura nessa transição de tecnologia. O chassi dianteiro mais pesado, OF-1724, mudou para OF-1726 no Euro 6.
Olho no painel
As diferenças em relação aos veículos Euro V são visíveis no novo painel e volante do motorista. O próprio volante dos Mercedes-Benz possui comandos que estão ausentes na versão Euro V. O câmbio também está em outra posição.
A presença da grade e o posicionamento dos tanques
Mas se tem um elemento que identifica de cara um veículo Euro 6, é a nada discreta grade que fica na lateral das portas do ônibus, mais precisamente ao lado da roda dianteira.
Isso porque nesse local se localiza o DOC – Catalisador de Oxidação de Diesel, o DPF – Filtro de Partículas e o SCR – Redução Catalítica Seletiva, do novo chassi. Como esses componentes alcançam uma alta temperatura, a grade foi colocada para auxiliar o resfriamento.
Nos microônibus LO-916, essa grade fica do outro lado.
Nos veículos de três portas, o tanque de Arla, que nos Euro V fica na mesma posição da grade, passou para o outro lado, de modo que as duas tampas – a outra é do tanque de diesel – são visíveis praticamente lado a lado.
Nos de duas portas, pode-se posicionar um dos tanques para o outro lado. Foi o que a Matias fez com os seus Euro 6, já que a empresa ainda adota o modelo de elevador na traseira, diferente da maioria das empresas do Rio de Janeiro que adota o modelo de gaveta.
Mercedes-Benz e Volkswagen adotam esse modelo
Os Volkswagen Euro 6 ainda vão sair da fábrica, mas já se sabe que os chassis dela terão essa grade lateral, além do redesenho do painel de instrumentos e outras diferenças mais sutis.
Nos da Mercedes-Benz, as diferenças de ronco de motor são quase imperceptíveis, mas dá para notar que o ronco é um pouco menos barulhento que nas versões anteriores.
Os primeiros ônibus Euro 6 saíram entre março e abril de 2023, ao mesmo tempo que ainda eram vendidos os últimos chassis Euro 5. É comum essa alta de encomendas pré-transição tecnológica, além das questões de prazo de entrega das encarroçadoras.
Desse modo, um dianteiro Mercedes-Benz ou Volkswagen sem o elemento da grade externa não é Euro 6, ainda é Euro 5. Não basta ser somente fabricado em 2023 para ser Euro 6.
Não para menos, na entrega da semana passada em João Pessoa, 21 dos 22 veículos eram Euro 6. O “intruso” foi o carro 07086, este ainda Euro 5, que foi entregue mais tarde que os demais que já estavam rodando.