Maio Amarelo: empresas de ônibus interestaduais reforçam compromisso com a segurança nas estradas

Abrati destaca a importância de práticas regulares de manutenção da frota, investimento em tecnologia e saúde e bem-estar dos motoristas para garantir viagens seguras e tranquilas a todos
ANTT

As rodovias conectam o Brasil. De norte a sul, de leste a oeste e com uma capilaridade de quase 98 mil pares de origem x destino, o transporte rodoviário de passageiros é uma alternativa para viajar pelo país, seja a lazer ou a trabalho. Isso porque estamos falando de um transporte que além de mais barato, é pontual, previsível e, sobretudo, seguro. A segurança é fator essencial para garantir uma viagem tranquila, agradável e sem surpresas.

Por esta razão, em meio às reflexões proporcionadas pelo Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito, a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) destaca três pilares fundamentais para a realização de viagens seguras: programa de manutenção das frotas, investimento em tecnologia e saúde e bem-estar dos motoristas.

Segurança

A manutenção adequada dos veículos é um dos pilares para a redução de acidentes nas estradas. Ao adotar práticas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva, as empresas conseguem minimizar falhas mecânicas e prevenir possíveis incidentes durante as viagens. Além disso, a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) tem cobrado cada vez mais das empresas os planos de manutenção.

Cumpridoras da Lei, as empresas regulares do setor possuem ações de manutenção periódicas. “A manutenção prévia dos veículos é fundamental para evitar acidentes e garantir a segurança de todos os usuários das estradas. É um compromisso que as empresas regulares do setor levam muito a sério”, ressalta Letícia Pineschi, conselheira da Abrati.

O mercado trabalha historicamente com dois tipos de manutenção. A manutenção corretiva, que visa corrigir avarias causadas pelo desgaste do tempo ou incidentes, como eventos não previstos. Ou até mesmo a baixa qualidade de componentes. E a manutenção preventiva, que consiste em inspeções regulares para prevenir defeitos no funcionamento dos veículos, evitando paradas repentinas e contribuindo para a redução de custos com manutenção corretiva.

Mas Pineschi explica que atualmente tem se implementado também a manutenção preditiva, que segundo ela, se destaca por estar um passo à frente da preventiva. Esse tipo de manutenção utiliza o que há de mais moderno em instrumentos para análise de pressão, temperatura e vibração dos veículos, por exemplo, permitindo antecipar defeitos e realizar trocas de componentes antes que o desgaste natural prejudique outros elementos, diminuindo custos e garantindo a segurança das viagens.

Tecnologia

No entanto, a tecnologia não está apenas na manutenção das frotas. As associadas Abrati investem em outros tipos de tecnologia como o rastreador, que oferece a geolocalização em tempo real; e sistemas antitombamento, de alerta para sonolência, telemetria e monitoramento da cabine e da estrada, sempre visando dar mais segurança às viagens.

Motorista

Mas não basta investir em tecnologia de ponta e manutenções se não houver cuidado também com a saúde e bem-estar dos motoristas. Descanso adequado, paradas obrigatórias e condução limitada a 8 horas diárias são obrigações legais, mas as associadas Abrati têm ido além, investindo em treinamentos e capacitações dos condutores.

Cientes dos riscos que a fadiga e sonolência podem causar, um desses investimentos é em programas de medicina do sono. Assim, os motoristas contratados passam por exames que ajudam a mapear fatores que podem causar distúrbios do sono, além de identificar o cronotipo do motorista, se é diurno, vespertino ou noturno, e assim adequar a escala de trabalho.

“Ao priorizar essas medidas, as empresas regulares de ônibus interestaduais reforçam seu compromisso com a segurança e bem-estar dos passageiros, contribuindo para um trânsito mais seguro e consciente em todo o país”, finaliza Pineschi.

Imagem: Divulgação Guanabara

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.