Em 1995, a Viação Itapemirim adquiria junto a Mercedes-Benz 175 unidades dos famosos monoblocos O-400 RSD com ar condicionado – lote esse que, em conjunto com a encomenda da São Geraldo, foi o último de monoblocos produzidos no país – para a inauguração de um novo serviço, o Starbus: o primeiro ônibus executivo rodoviário de três eixos do país com passagens custando 22% a mais que o serviço convencional e mais barato que o leito.
Inclusive, o último Monobloco produzido pela Mercedes-Benz no país, integrou a frota do serviço, com o prefixo 40519.
O serviço oferecia:
- Serviço de bordo tipo self-service (água mineral);
- Banheiro pressurizado;
- Ar condicionado ecológico;
- Menor nível de ruído interno;
- Menor emissão de gases poluentes;
- Poltronas anatômicas (reclinação de 55° graus) em veludo com maior espaço para as pernas.
Embora as passagens fossem maiores do que as do serviço convencional e menor que o leito, os ônibus ofereciam padrões superiores de conforto com sistema de ar-condicionado, oferta de café e água mineral grátis durante todo o percurso. Poltronas com reclinação de 55 ° (Bem próxima ao leito que reclina 65 graus), escadas de acesso (Kneeling), bagageiros mais amplos, banheiros com sistema de pressurização semelhante aos dos aviões e poltronas mais seguras.
Veja o vídeo de apresentação do serviço.
Além dos Monoblocos O-400, outros veículos também integraram a frota do serviço Starbus, como o Monobloco O-371, Vissta Buss, Tribus III e Tribus IV.