Região Metropolitana de Curitiba recebe 100 novos ônibus para renovar frota do sistema

A entrega dos veículos realizada pelo governador na manhã de ontem (03), formaliza a entrega e início das operações.
Image

Os passageiros que utilizam o transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba – RMC terão 100 novos veículos a sua disposição, para mais conforto e segurança durante o seu deslocamento. A entrega foi realizada na manhã de segunda-feira (03), no Palácio Iguaçu, sede do governo estadual.

No total serão inseridos no sistema administrado pela Agência de Assuntos Metropolitanos – Amep – 100 veículos, que irão atender 13 dos 19 municípios que formam a Rede Integrada de Transporte – RIT, uma renovação de 12% do quantitativo atual em operação. Os veículos serão destinados aos municípios de Araucária, Almirante Tamandaré, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Colombo, Fazenda Rio Grande, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Mandirituba, Quitandinha, Campo Largo, Piraquara e Pinhais.

São 10 veículos articulados, 80 veículos convencionais e 10 veículos multimodais, que possuem portas dos dois lados, para embarque e desembarque nas plataformas das estações tubo e nos terminais e pontos de ônibus comuns. Os veículos adquiridos pelas empresas operadoras somam um investimento de R$ 64,7 milhões de reais.

“Há uma substituição gradual dos ônibus que atendem o transporte metropolitano, recolocando na frota veículos novos e mais modernos. Nossa responsabilidade é manter a qualidade dos veículos que rodam na Região Metropolitana de Curitiba”

Eduardo Pimentel – Secretário Estadual das Cidades

De acordo com o Eduardo os novos carros fazem parte do processo de renovação de frotas das empresas operadoras, já prevista em contrato, e isso não irá impactar na tarifa paga pelos usuários. A solenidade contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), seus secretários e deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

O sistema

Atualmente a Rede Integrada de Transporte conta atualmente com 206 linhas e atende uma média 10 milhões de passageiros por mês. Os ônibus foram adquiridos pelas empresas Araucária TC, Viação do Sul, Viação Tamandaré, Viação Antonina, Viação Colombo, Santo Ângelo, Viação Nobel, Viação Castelo Branco, Empresa de Ônibus Campo Largo, Viação Piraquara e Expresso Azul.

Chassis e carrocerias

Durante a entrega foram apresentados veículos com diversos modelos de carroceria e chassis. Dentre os modelos escolhidos pelas operadoras paranaenses estão modelos como o Marcopolo Torino e Torino Express (versão articulada do modelo urbano da encarroçadora gaúcha); GranVia e GranMetro, modelo urbano e BRT da fabricante paranaense; e 0 Comil Svelto, da fabricante de Erechim (RS).

Diversidade de modelos não se restringiu às carrocerias, também foi possível encontrar os mais diversos chassis urbanos. Enquanto os modelos articulados possuem os chassis Mercedes-Benz O500 MA, nos modelos convencionais foi possível encontrar chassis Volvo B270F, Mercedes-Benz OF-1621, 1721L, 1724L e o chassis Iveco 170S28.

Imagens: Roberto Dziura Jr/Amep e Osvaldo Born/Omnibus


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.