Viação Santa Cruz (SP) compra 33 chassis Scania Euro 6; mercado volta a crescer

A compra foi divulgada no site da montadora sueca, que também falou das aquisições da Guerino Seisento.
Image

O segmento de ônibus está mostrando sinais de recuperação após um período desafiador durante a pandemia. Com as restrições de circulação e a descapitalização dos operadores, esse foi um dos setores mais afetados. No entanto, ao que tudo indica, as perspectivas estão melhorando.

Prova desta retomada do interesse e empenho de compras dos clientes são os negócios recentes com empresas como a Guerino Seiscento e a Viação Santa Cruz, dentre outras, que tem investido na aquisição de veículos da Nova Geração de Ônibus Scania, equipada com os motores P8/Euro 6, para renovação e ampliação de suas frotas.

Entre os motivos para novos investimentos está o equilíbrio da equação: Custos x Economia de combustível x Disponibilidade do veículo;

“Estamos oferecendo um custo total de operação muito atrativo e eficiente, com uma superior economia de combustível associada a excelentes propostas de soluções financeiras e de operação”

Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Brasil.

Viação Santa Cruz, 65 anos de história

Uma das empresas a dar esse importante passo foi a Viação Santa Cruz, cliente Scania de longa data. Prestes a comemorar seus 65 anos de história, a empresa adquiriu um lote de 33 modelos K370 4×2 com os novos motores Euro 6, conhecidos por serem mais rentáveis, econômicos e menos poluentes. Essa nova frota chegará como parte das comemorações de uma das mais tradicionais empresas de transporte de passageiros do Brasil.

Em 2022, a Viação Santa Cruz já havia adquirido 25 unidades do K400 Euro 5, uma delas recebeu a carroceria Marcopolo Paradiso G8 1200 com a pintura retrô e as outras 24 unidades receberam carrocerias Paradiso New G7 1200.

Vale lembrar que a trajetória da Santa Cruz se mistura com o próprio desenvolvimento dos estados de São Paulo e Minas Gerais, e atualmente a empresa está cada vez mais focada nos valores de sustentabilidade ambiental, social e governança (ESG).

Guerino Seisento já começou a receber

Outra venda importante foi realizada pela marca foi para a Guerino Seiscento, que adquiriu 16 chassis do modelo K410 6×2. Todos os ônibus serão equipados com poltronas leito e semileito de couro, apresentando um novo design de cores, entrada USB para aparelhos celulares, cortinas individuais, descansa pés e ar condicionado, entre outras comodidades. Essa nova frota foi entregue em junho e irão realizar o itinerário de Campo Grande (MS) até São Paulo, passando por Tupã (sede da empresa), Marília, Bauru, Botucatu e outras cidades paulistas.

A Guerino Seiscento é uma operadora tradicional que iniciou suas atividades em 1946, atua em âmbito nacional em seis estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, atendendo a um total de 178 cidades. A empresa opera 35 linhas interestaduais e 25 linhas intermunicipais.

Confiança das operadoras

Esses investimentos recentes no setor de ônibus indicam uma tendência de aquecimento do mercado e demonstram a confiança dos operadores na recuperação do segmento. À medida em que a mobilidade se restabelece e a demanda por transporte público volta a crescer, é possível aguardar um futuro promissor para a indústria de ônibus, impulsionada por soluções mais eficientes, econômicas e sustentáveis.

Imagens: Divulgação/Viação Santa Cruz e Marcopolo