A Empresa de Transportes Braso Lisboa, operadora de transporte urbano de passageiros do município do Rio de Janeiro possui uma das frotas mais novas do Rio de Janeiro, composta 100% por veículos urbanos com carroceria Caio. A empresa carioca acaba de receber duas unidades do Apache Vip V que serão direcionadas para as linhas que fazem parte do Consórcio Intersul.
Para atender a norma de emissão de gases Proconve P8/Euro 6, os novos Apache Vip V da Braso Lisboa são equipados com o novo chassi OF-1721L BlueTec6 da Mercedes-Benz que atende a nova norma implementada no país no início deste ano. O chassi conta com o motor OM 924 LA que vem com 208 cv de potência e torque de 780 Nm.
A principal característica visual dos novos chassis Euro 6 é a grade lateral onde se localiza o DOC – Catalisador de Oxidação de Diesel, o DPF – Filtro de Partículas e o SCR – Redução Catalítica Seletiva, do novo chassi. Como esses componentes alcançam uma alta temperatura, a grade foi colocada para auxiliar o resfriamento.
Proporcionando mais conforto e comodidade aos passageiros durante as viagens, todos os novos veículos contam com capacidade para 41 passageiros sentados em poltronas do tipo city estofadas e 40 em pé que tem à sua disposição, alças pega mão para um melhor equilíbrio durante as viagens.
Contam com acessibilidade total, equipados com elevadores da marca Foca numa porta na parte central e exclusiva do veículo para fácil acesso de pessoas com mobilidade reduzida e poltronas reservadas para pessoas com mobilidade reduzida, PCD e idosos, além de balaústres tácteis e botões de campainha em braile.
Vem também com sistema de ar-condicionado central com saídas individuais da marca Valeo, itinerários eletrônicos externos e interno de cor branca da marca FRT, piso em taraflex, câmeras de monitoramento, catracas eletromecânicas, campainhas via wireless da marca Danval, lixeiras e tomadas USB para recarga de dispositivos móveis.
Imagens: Rodrigo Gomes