Grupo A.Cândido reúne motoristas que se destacaram no primeiro semestre com o Programa Operador Sustentável

Em 2023, o Programa tem como meta de sustentabilidade preservar 3.340 árvores e reduzir 1.200 toneladas de CO², em João Pessoa, e preservar outras 1000 árvores e reduzir 360 toneladas de CO² em ...
Image

“Achei essa iniciativa maravilhosa, porque o reconhecimento também nos motiva a trabalhar, cada vez mais, buscando melhores resultados e com essa ação me sinto também mais valorizado pela empresa”, disse o motorista da linha 5107, da Transnacional, João Correia da Silva. Ele e outros 19 colegas de profissão, que atuam em empresas de ônibus urbano e metropolitano do Grupo A.Cândido participaram, no último sábado (15), de um almoço promovido pela empresa em homenagem aos 20 profissionais destaques do primeiro semestre do Programa Operador Sustentável. Cada profissional pôde ainda levar um acompanhante. Em 2023, o Programa tem como meta de sustentabilidade preservar 3.340 árvores e reduzir 1.200 toneladas de CO², em João Pessoa, e preservar outras 1000 árvores e reduzir 360 toneladas de CO² em Campina Grande, sendo que em julho mais da metade destas metas já foram atingidas.

A diretora do Grupo Larissa Nascimento com os instrutores do Programa
A diretora do Grupo, Larissa Nascimento com os instrutores do Programa

Paulo Roberto Tenório, motorista da Santa Maria, da Linha 116, também foi um dos homenageados. Para ele, o Programa é bom em vários aspectos. “Ele incentiva os motoristas a trabalharem buscando melhores resultados, que refletem não apenas na redução da emissão de poluentes, mas, também na própria condução do veículo o que acaba beneficiando os passageiros com uma viagem mais tranquila e segura”, disse ele.

O motorista Paulo Roberto levou a esposa Edjane Tenorio para o evento
O motorista Paulo Roberto levou a esposa Edjane Tenório para o evento

Para o motorista Carlos Eduardo da Silva, da linha 510, da Transnacional, o Programa é um diferencial. “Acho válido essa iniciativa porque reconhecimento sempre será bom. A empresa tem todo o direito de cobrar bom desempenho, mas, neste caso, além de cobrar, ela reconhece o esforço e dedicação de seus profissionais se destacando no mercado também por causa disso”, destacou ele.

Carlos Eduardo da Silva foi um dos motoristas homenageados
Carlos Eduardo da Silva foi um dos motoristas homenageados

Fabiano Alves de Pontes que, atualmente, é motorista horista da linha de Cabedelo, disse que o Operador Sustentável é uma iniciativa que deveria ser copiada por outras empresas. “Eu acho muito importante esse reconhecimento, não pelo fato da gente dirigir bem, isso é nossa obrigação enquanto profissional, mas, o reconhecimento pela dedicação e bom desempenho é um estímulo a mais e faz a gente se sentir ainda mais valorizado”, destacou ele.

O motorista Fabiano Alves de Pontes foi um dos profissionais homenageados com bons resultados no semestre
O motorista Fabiano Alves de Pontes foi um dos profissionais homenageados com bons resultados no semestre

O gerente da Santa Maria, Rogério Santos, falou da alegria de estar partilhando aquele momento com os motoristas destaques. “Estou muito alegre de estar aqui, com vocês, comemorando esse resultado do semestre. Vocês estão de parabéns e estão aqui por méritos próprios”, disse ele, lembrando que, atualmente, 75% do quadro total de operadores já estão inseridos no Programa com bons resultados. “Mas, queremos 100% atuando com essa visão da importância e alcance deste Programa”, reiterou Rogério.

O gerente da Santa Maria Rogerio Vieira falou sobre a adesao dos operadores ao Programa
O gerente da Santa Maria, Rogério Vieira, falou sobre a adesão dos operadores ao Programa

A diretora do Grupo, Larissa Nascimento, enalteceu a importância da participação dos motoristas para o sucesso do Programa. “Esse é um Programa de muitas mãos, mas, vocês, motoristas é que estão na linha de frente e é quem nos trazem os resultados que vão muito além da economia de combustível, porque uma dirigibilidade consciente extrapola esse objetivo”, disse ela, parabenizando também os instrutores do Grupo pelo trabalho desenvolvido junto aos operadores e que influenciam também os bons resultados finais.

A diretora do Grupo Larissa Nascimento enalteceu a participacao dos operadores para o sucesso do Programa
A diretora do Grupo, Larissa Nascimento, enalteceu a participação dos operadores para o sucesso do Programa

Lorena Dantas, também diretora do Grupo e presente ao almoço, lembrou que esse é um Programa para as próximas gerações se beneficiarem  com um futuro mais limpo e sustentável. “O Operador Sustentável tem uma ação no presente, mas, um olhar no futuro”, disse ela que também falou sobre o mais recente projeto do Grupo, o UniMobin, que é uma plataforma de ensino online, com cursos gratuitos, disponível em Android e IOS. “Todos vocês terão acesso a um conteúdo exclusivo, com informações que serão importantes na ampliação de conhecimentos”, afirmou a diretora. Os dois primeiros cursos já disponíveis são: “Noções básicas de mecânica” e “Direção defensiva”.

A diretora Lorena Dantas falou da importancia do Programa e anunciou a UniMobin
A diretora Lorena Dantas falou da importância do Programa e anunciou a UniMobin

O almoço festivo realizado num restaurante de João Pessoa, foi aberto pela Analista de Recursos Humanos, Thamyris Miranda, que destacou a importância do Programa e da participação dos operadores, e teve ainda distribuição de certificados e de camisas exclusivas do Programa.

O almoco aconteceu num restaurante de Joao Pessoa
O almoço aconteceu num restaurante de João Pessoa

Sobre o Programa

Criado com o objetivo de contribuir com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente diminuindo a emissão de poluentes no ar, promover capacitação contínua, ajudar no aumento da segurança e conforto dos passageiros de ônibus e ainda promover uma economia de combustível, o Programa Operador Sustentável é desenvolvido em empresas de transporte público urbano e metropolitano na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Programa surgiu na empresa Santa Maria Transportes e fretamento LTDA, em 2013, com outro nome. A partir de 2019, ele se expandiu para todas as empresas do Grupo A. Cândido na Paraíba e no Rio Grande do Norte e depois foi implantado nas garagens da Transnacional Locações na Paraíba, em João Pessoa, e em Pernambuco, em Jaboatão e Goiana.

Em 2023 o Programa melhorou o sistema de avaliação, tornando-o ainda mais justo, ao dividir as avaliações por grupos de linhas (leves, pesada e moderada) porque um motorista que pegasse uma linha mais complexa estaria em desvantagem para cumprir os objetivos do Programa em relação ao que estivesse numa linha mais moderada. Também melhorou as premiações que agora acontecem no trimestre, semestre e no final do ano, quando será escolhido um operador de cada empresa, que ganhará o maior prêmio que é uma viagem de um final de semana, com direito a acompanhante, com tudo pago.

Imagens e texto: News Comunicação

, ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.