O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou pelas redes sociais a inauguração do Sistema Aquaviário da Grande Vitória para o dia 20 de agosto, um domingo, onde será realizado operação simbólica para a solenidade. As operações reais iniciarão às 06h do dia seguinte, segunda-feira, dia 21 de agosto.
Conforme divulgado em julho pelo Ônibus & Transporte, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo – Semobi adiou pela oitava vez a inauguração do sistema, que inicialmente era para ter iniciado as suas operações no segundo semestre de 2021. O motivo seria o atraso na entrega da segunda embarcação, que chegou no Espírito Santo somente no dia 14 de julho.
Funcionamento
De acordo com a Semobi, os dois barcos que já estão atracados em Vitória irão iniciar a operação a partir das 06h nos dias de semana, saindo das estações localizadas na Prainha, em Vila Velha e em Porto de Santana, em Cariacica.
Ambas embarcações seguirão o trajeto completo entre Cariacica e Vila Velha, no entanto realizam parada na estação localizada na Praça do Papa, em Vitória, antes de seguir para o destino final. O trajeto entre as estações de Vila Velha e Vitória leva 10 minutos, já o trajeto entre Cariacica e Vitória deve levar cerca de 40 minutos.
Nos dias de semana os barcos irão operar entre os horários das 06h às 20h, já no fim de semana e feriados os horários serão reduzidos. Nos sábados das 08h às 18h e aos domingos e feriados das 09h às 15h.
Embarcações
As embarcações que iniciarão as operações foram batizadas de Moxuara e Penedo, em homenagem a duas montanhas rochosas que são cartão postal e que estão localizadas na Grande Vitória. A embarcação Moxuara possui capacidade para transportar 98 passageiros, enquanto a Penedo possui capacidade para 80 passageiros.
Ambas embarcações possuem também capacidade de transportar de bicicletas, além de estarem equipadas com aparelhos de ar condicionado e banheiros, contam com acessibilidade e também oferecem acesso wi-fi a bordo.
Integração com ônibus e tarifa
Para embarcar no sistema aquaviário é necessário possuir o Bilhete Único Metropolitano – Cartão GV e a tarifa praticada é a mesma dos ônibus metropolitanos que operam no Sistema Transcol, que atualmente é de R$ 4,50 de segunda-feira a sábado e de R$ 3,90 aos domingos. Porém para quem estiver no coletivo e quiser seguir o percurso pelo mar não há custo, dependendo da integração temporal.
Imagens: Divulgação/Semobi