AGORA VAI: Governador do ES anuncia modal aquaviário em operação já no dia 21 de agosto; barcos serão integrados com os ônibus metropolitanos

Sistema irá iniciar as operações com 2 embarcações e 3 pontos de embarque e desembarque de passageiros, além de ser integrado ao sistema de transporte coletivo da Grande Vitória.
Image

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou pelas redes sociais a inauguração do Sistema Aquaviário da Grande Vitória para o dia 20 de agosto, um domingo, onde será realizado operação simbólica para a solenidade. As operações reais iniciarão às 06h do dia seguinte, segunda-feira, dia 21 de agosto.

Conforme divulgado em julho pelo Ônibus & Transporte, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo – Semobi adiou pela oitava vez a inauguração do sistema, que inicialmente era para ter iniciado as suas operações no segundo semestre de 2021. O motivo seria o atraso na entrega da segunda embarcação, que chegou no Espírito Santo somente no dia 14 de julho.

Funcionamento

De acordo com a Semobi, os dois barcos que já estão atracados em Vitória irão iniciar a operação a partir das 06h nos dias de semana, saindo das estações localizadas na Prainha, em Vila Velha e em Porto de Santana, em Cariacica.

Ambas embarcações seguirão o trajeto completo entre Cariacica e Vila Velha, no entanto realizam parada na estação localizada na Praça do Papa, em Vitória, antes de seguir para o destino final. O trajeto entre as estações de Vila Velha e Vitória leva 10 minutos, já o trajeto entre Cariacica e Vitória deve levar cerca de 40 minutos.

Nos dias de semana os barcos irão operar entre os horários das 06h às 20h, já no fim de semana e feriados os horários serão reduzidos. Nos sábados das 08h às 18h e aos domingos e feriados das 09h às 15h.

Embarcações

As embarcações que iniciarão as operações foram batizadas de Moxuara e Penedo, em homenagem a duas montanhas rochosas que são cartão postal e que estão localizadas na Grande Vitória. A embarcação Moxuara possui capacidade para transportar 98 passageiros, enquanto a Penedo possui capacidade para 80 passageiros.

Ambas embarcações possuem também capacidade de transportar de bicicletas, além de estarem equipadas com aparelhos de ar condicionado e banheiros, contam com acessibilidade e também oferecem acesso wi-fi a bordo.

Integração com ônibus e tarifa

Para embarcar no sistema aquaviário é necessário possuir o Bilhete Único Metropolitano – Cartão GV e a tarifa praticada é a mesma dos ônibus metropolitanos que operam no Sistema Transcol, que atualmente é de R$ 4,50 de segunda-feira a sábado e de R$ 3,90 aos domingos. Porém para quem estiver no coletivo e quiser seguir o percurso pelo mar não há custo, dependendo da integração temporal.

Imagens: Divulgação/Semobi

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Assine nossa newsletter