Do Svelto 96 ao Svelto 2014; Conheça os modelos da convencionais da Comil utilizados pelas empresas do Transcol na Grande Vitória

Modelo raro de ser visto no sistema, o Svelto já teve chassis variados e até mesmo versões com motor traseiro no estado.
Image

As últimas unidades modelo urbano Svelto que chegaram para a Região Metropolitana da Grande Vitória, foram entregues pela Comil em 2014. São unidades encarroçadas com chassis Volvo, modelo B270F 4×2 e tecnologia de emissões Euro 5, que foram destinados para a operação do Sistema Transcol GV.

Os veículos foram os primeiros que chegaram após a última licitação realizada pelo sistema em 2014 e consequentemente os primeiros que receberam a nova pintura do sistema. Eles foram utilizados como veículos modelos nas apresentações do Governo do Estado para a imprensa e a população, ao todo 31 veículos foram adquiridos pela empresa Metropolitana Transportes e Serviços para operar o Transporte Coletivo de Passageiros da Grande Vitória (Transcol GV).

No ano anterior, a mesma empresa havia recebido a mesma combinação de carroceria, em uma configuração diferente, sendo 3 unidades do modelo que foram emprenhados no serviço seletivo. A empresa que passava por dificuldades financeiras, foi excluída do Consórcio Atlântico Sul em 2022 e deixou as operações do Transcol GV já sem os veículos.

Os três veículos do seletivo são os únicos que continuam no Espírito Santo e que não foram tomados pelo Banco Volvo, eles foram vendidos após o início da pandemia de Covid-19 para a Unimar Transportes, outra empresa da Grande Vitória, após o Governo proibir a circulação de veículos com ar condicionado no sistema de transporte metropolitano.

A Unimar, no entanto, mesmo operando no Sistema Transcol utilizou os veículo em seus contratos de fretamento, recebendo a identidade visual padrão da empresa e não a do sistema seletivo. Os demais veículos convencionais da empresa tomaram diferentes caminhos, sendo a maioria revendido para empresas do Paraná pela própria Volvo.

Veículo de teste

A chegada do Comil Svelto com chassis Volvo na Metropolitana aconteceu após a Volvo enviar para o Espírito Santo uma unidade do Comil Svelto com o chassis B270F para que as empresas do sistema pudessem testar em operação o veículo. A empresa até possuía outros veículos com chassis Volvo, só que com carroceria Torino 2007 e não com carroceria Svelto.

O veículo chegou ao estado no ano de 2012, após o lançamento do modelo diretamente para a Viação Grande Vitória com o prefixo 13998, até então a única empresa que possuía Volvo na frota era realmente a Metropolitana e ao final dos teste foi a única empresa a adquirir o veículo com o chassis e na mesma carroceria de testes.

A unidade de testes possuía placa ODN-5040, emplacado em Curitiba, no Paraná, onde fica a sede e fábrica da Volvo e como era um veículo que possuía pintura diferente dos demais veículos que chegaram para a Metropolitana 2 anos depois. Como a pintura branca e azul foi adotada somente em 2014 após a licitação, o veículo que chegou em 2012 ainda possuía o padrão do ‘solzinho’ que era utilizado anteriormente.

Esse veículo passou por quase todas as empresas do sistema, com exceção da Viação Satélite que pertence ao Grupo Planeta e que é proprietária da concessionária Autobahn, revendedora Volkswagen/Man no Espírito Santo, possuindo somente veículos da marca na frota. Após ter passado pelo Grande Vitória, o veículo retornou para concessionária Luvep, que por ser a representante da Volvo no estado estava responsável pelo veículo.

Ainda com a mesma pintura o veículo foi utilizado em teste pela Viação São Gabriel na região norte do Espírito Santo até ser vendido para a Viação Santa Clara, na Bahia.

Atualmente

Atualmente somente duas unidades do modelo Svelto que operam dentro do Sistema Transcol, ambas pertencem a Vereda Transportes levando o prefixo 13093 e 13094. Originalmente as unidades faziam parte de um lote de 3 veículos adquiridos pela Viação Netuno, empresa do Grupo Planeta que foi extinta em 2013 e que teve seus veículos distribuídos para outras empresas do sistema.

Se trata do modelo Svelto lançado em 2008, encarroçados com chassis Volkswagen modelo 17.230 EOD Euro 3 do ano 2009/10, indicando que os mesmos foram fabricados já no segundo semestre de 2009. Os veículos raramente são vistos fora das linhas em que costumam rodar e com o processo de renovação de frota devem ser desativados em breve.

Desativados

A terceira unidade que foi adquirida no lote da Netuno estava operando na Viação Grande Vitória com o prefixo 23065, mas já foi desativado no ano passado junto com outros veículos oriundos da Viação Netuno.

As empresas do Sistema Transcol já tiveram em sua frota também o modelo Svelto lançado pela Comil em 2000. Os veículos adquiridos na época chegaram na configuração para motor dianteiro e também de motor traseiro, com chassis Volkswagen ou Mercedes-Benz, para uso nas linhas troncais e alimentadoras do sistema e por isso com os dois padrões de cores que eram utilizadas na época (azul para linhas alimentadoras e amarelo para linhas troncais).

Os chassis Volkswagen utilizados na versão dianteira era o 15.180 EOD e 17.210 OD, já na versão traseira o 17.240 OT e para os chassis Mercedes-Benz os operadores optavam pelo modelo de motor traseiro OH 1621 LE, recebendo também unidades equipadas com o chassis O 500M em 2001.

A maioria dos veículos foram adquiridos entre o ano de 2000 e 2003 pelas empresas do Grupo Planeta (Viação Satélite e Viação Netuno) e pela Santa Zita Transportes Coletivos, outra parte foram adquiridas pela Serramar, empresa do Grupo Omnibus, de Minas Gerais, por volta do ano de 2006.

Svelto 96 reencarroçado

O primeiro Svelto a operar no sistema Transcol, foi um Svelto 1996, a unidade oriunda da Vibmar com prefixo 2550, passou pela Satélite com prefixos 1517 e 15437 e também pela Netuno com prefixo 25053. Não existem muitos registros feitos deste veículo na internet, no entanto a página “Ônibus Capixaba” realizou um post com o desenho do veículo.

Um dos poucos registros que conseguimos encontrar na internet ele estava no fundo de uma foto, no qual outro veículo era o foco principal.

WhatsApp Image 2023 08 27 at 22.45.44

Imagens: Reinaldo Coimbra, Luan Peixoto, Bryan Bento, Luciano Roncolato, Ricardo Peruch, Diego Almeida, Rafael Rosa, Thaynan Sarmento, Filipi Soares e Willian Couto

Com a colaboração de Bryan Bento/Ônibus do ES

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.