Unimar Transportes e Viação Grande Vitória recebem os primeiros Euro 6 do Espírito Santo

Os veículos irão operar nas linhas do Transcol GV, sistema de transporte metropolitano da Grande Vitória.
Image

A Unimar Transportes, operadora do sistema de Transporte Coletivo da Grande Vitória – Transcol GV, está recebendo as primeiras das 15 unidades adquiridas do modelo Torino, o urbano produzido pela fabricante Marcopolo. Os modelos que foram produzidos na unidade da Marcopolo em São Mateus, seguindo as características do modelo Torino S, são os primeiros veículos do estado que atendem as normas de emissão de poluentes Proconve P-8/Euro 6 em vigor no país desde o início do ano.

Encarroçados sob chassis OF 1721L/59 BlueTec 6 da Mercedes-Benz, os veículos possuem suspensão pneumática, comprimento total de 12,24 metros e sistema de ar condicionado. Além disso, os veículos possuem plataforma de acessibilidade para auxiliar no embarque e desembarque de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, janelas inteiriças e sistema de itinerário eletrônico da marca Mobitec/Luminator, com 3 painéis de LED na cor branca.

Além da Unimar, a Viação Grande Vitória, já recebeu ao menos 8 unidades do modelo nos últimos dias. Porém os veículos da Viação Grande Vitória não possuem suspensão pneumática, sendo encarroçados no modelo OF 1721/59 BlueTec 6 da Mercedes-Benz, com suspensão metálica.

Os veículos possuem capacidade total para transportar 79 passageiros, sendo 36 passageiros sentados e 41 em pé, além do motorista e de 1 vaga para cadeirante na área reservada. Estão instaladas no veículo poltronas do tipo City Estofada, com piso de alumínio. Vale ressaltar que os veículos não possuem posto do cobrador, pois os veículos aceitam somente pagamento através do Bilhete Único Metropolitano – Cartão GV (físico ou virtual), já que no Espírito Santo é proibido por lei os motoristas realizarem dupla função nos veículos convencionais e articulados.

Alguns veículos da Unimar já passaram pelos processos de instalação do sistema de roleta dupla (alta) para evitar evasão causada por ‘puladores de roleta’, instalação do sistema de bilhetagem Tacom e dos sistemas de videomonitoramento, os veículos da Viação Grande Vitória que chegaram recentemente ainda estarão passando pelo processo.

Imagens: Alexandre Martins, Eliel Cruz, Victor Dias e Wilian Fraga