Durante o 24° Encontro de Admiradores da Viação Garcia/Brasil Sul realizado no último fim de semana nas garagens do grupo nas cidades de Maringá e Londrina, no Paraná, foi disponibilizado para o transporte dos participantes entre a rodoviária e a garagem de Maringá e posteriormente até Londrina, o seu lendário e raro ônibus Trinox, produzido pela Cobrasma.
Lançado em 1983 pela Cobrasma, que até então produzia equipamentos metro-ferroviários, era uma carroceria monobloco com estrutura e revestimento externo (exceto teto) confeccionados em chapas de inox.
Com 13,2 m de comprimento e equipado com chassi Scania K112 CL S33 de 305 cv de potência e 3º eixo fornecido pela Braseixos, o Trinox possuía grande bagageiro passante, com portas de acionamento pantográfico e 11,7 m³ de volume.
Até o final de 1985, apenas 15 unidades de modelo foram fabricadas, frustando as expectativas da Cobrasma em produzir 30 unidades do Trinox por mês. Por isso é raríssimo encontrar um Trinox rodando por aí.
Fabricado em 1986 e com prefixo 5392, o Trinox da Viação Garcia possui configuração convencional, contando com 46 poltronas com descanso para pés, bagageiro, porta-pacotes, parede de separação com porta, cintos de segurança, banheiro, luzes de leitura individuais, janelas corrediças com cortinas e geladeira, algo não tão comum em veículos com essa configuração na época.
O veículo está em perfeito funcionamento com todos os seus componentes funcionando plenamente.
Veja o vídeo do Trinox da Garcia na Rodoviária de Londrina.
Imagens: Júlio Barboza