FOTOS: Confira os registros da carreata de apresentação do primeiro elétrico de Manaus

Além das 14 unidades que devem chegar ainda esse ano, o prefeito divulgou que mais unidades podem chegar em 2024.
Image

Confome anunciamos em primeira mão na última segunda-feira (4), Manaus deve receber 14 ônibus 100% elétrico, além de mais 104 veículos a diesel com tecnologia Euro 6 ainda em 2023. A primeira unidade, que foi entregue na segunda-feira, pertence a Eucatur Urbano, empresa de transporte de passageiros da capital do Amazonas. Se trata de uma unidade do ônibus eMillennium da Caio, modelo produzido exclusivamente para chassis 100% elétricos da fabricante de Botucatu.

O primeiro ônibus 100% elétrico da região Norte do país possui produção totalmente brasileira, sendo a carroceria fabricada pela Caio em Botucatu/SP, chassis Mercedes-Benz O500 U 4×2 (piso baixo) produzido em São Bernardo do Campo/SP e com tecnologia montada pela Eletra também em São Bernardo do Campo. Todos os componentes utilizandos são produzidos no Brasil

“O ônibus é sustentável e vai deixar de emitir cerca de 105 toneladas de dióxido de carbono por ano, e é o início da transformação da preservação ambiental na Amazônia.”

David Almeida (AVANTE), prefeito de Manaus.

Após a coletiva de imprensa e da exibição do veículo no pátio da concessionária Mardisa Veículos, representante Mercedes-Benz no Amazonas, o veículo realizou um trecho urbano com a imprensa, representantes do poder público, da empresa operadora e de da Eletra.

“Vivemos um momento histórico, pois estamos entregando para Manaus, para o “pulmão do mundo” que é a Floresta Amazônica, o primeiro ônibus elétrico. Somos pioneiros em trazer um ônibus zero emissões para esse complexo que é a Amazônia que, por seu impacto no clima global, tem a sua preservação como foco mundial”.

Cesar Tadeu Teixeira, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas.

O eMillennium entregue também será base para estudos que irão mapear a performance do veículo, que serão acompanhados pela Prefeitura Municipal de Manaus em parceria com a Universidade Federal do Amazonas.

Imagens: João Viana e Dhyeizo Lemos