A Prefeitura de Manaus apresentou nesta segunda-feira (4) o primeiro ônibus elétrico que começará a circular na capital amazonense. É um veículo de 12,1m com tecnologia de tração elétrica Eletra, carroceria Caio e-Millennium e baterias e motores elétricos WEG – todas empresas brasileiras – e chassi Mercedes-Benz fabricado em São Bernardo do Campo (SP).
A solenidade ocorreu na concessionária Mardisa Veículos, representante Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus no Amazonas, com a presensa do prefeito de Manaus, representantes da Eletra, da empresa Integração (operadora do veículo) e de outras autoridades. A unidade que irá entrar em operação na cidade se trata de um veículo de piso baixo, equipado com ar-condicionado, wi-fi e tomadas para recarga de celulares.
Além do veículo entregue, a Prefeitura espera receber mais 13 veículos 100% elétricos ainda esse ano para operação nas linhas municipais. Além dos veículos elétricos deverão ser entregues, ainda em 2023, mais 104 ônibus do modelo convencional que atende os padrões Proconve P-8/Euro 6 de redução na emissão de poluentes. Esses véiculos já se encontram em fase de produção.
“Aqui o representante da empresa que venceu a licitação, já me garantiu, que até o final do ano me entrega mais 12 ônibus. Falei aqui com o Marco Aurélio da VEGA (empresa operadora do sistema), que já me entrega em outubro mais um ônibus. Então teremos até o final deste ano, 14 ônibus elétricos transitanto na cidade de Manaus, no transporte coletivo”.
David Almeida (AVANTE), prefeito de Manaus.
O veículo entregue hoje possui capacidade para transportar 27 passageiros sentados e 43 em pé, com emissão zero de poluentes e baixíssimo nível de ruído, autonomia de até 250 km e velocidade máxima de 60 km/h. Um de seus equipamentos de bordo é o INbus, que permite o passageiro visualizar a lotação e localização do veículo em tempo real.
Inicialmente o veículo irá circular pelas ruas do Centro de Manaus, nos entornos de onde será realizado o festival #SouManaus – Passo a Paço 2023. O ônibus elétrico Eletra fará a linha 616 (UFAM – Universidade Federal do Amazonas x Terminal 2 – Centro).
Somente esse ano, Manaus já recebeu 125 novos ônibus pelas empresas Líder, Integração, Vega, Coroado, Via Verde e São Pedro.
Imagens: Divulgação/Prefeitura de Manaus, Neto Silva/Imediato e CM7 Brasil