Mercedes-Benz Trucks inicia construção de sua Central Global de Peças na Alemanha

O coração do fornecimento mundial de peças de reposição da Mercedes-Benz Trucks vai dar uma contribuição importante para garantir o fluxo internacional no futuro
Image

Uma logística flexível, eficiente e sustentável de peças de reposição é um fator importante de sucesso para a Daimler Truck e seus clientes no mundo todo. O fornecimento rápido e abrangente dos diversos itens permite que as frotas de veículos passem o máximo de horas possível em operação, com o mínimo necessário de paradas. No coração do fornecimento de peças de reposição da Mercedes-Benz Trucks, uma central de logística totalmente nova, a Daimler Truck Global Parts Center, está sendo construída em Halberstadt, no estado da Saxônia-Anhalt, na Alemanha.

Na presença de Sven Schulze, Ministro da Economia, Turismo, Agricultura e Florestas da Saxônia-Anhalt; Daniel Szarata, Prefeito de Halberstadt; Thomas Balcerowski, Administrador Distrital do Condado de Harz; Jörg Howe, Representante Geral da Daimler Truck AG; Uwe Kazmeier, Chefe de Atendimento ao Cliente e Peças da Mercedes-Benz Trucks; Christian Herrmann, Chefe de Relações com Investidores e M&A Daimler Truck; e muitos convidados, o início da construção foi oficialmente celebrado no último dia 28 de setembro, com o lançamento da pedra fundamental. O comissionamento gradual do prédio está previsto para ocorrer a partir de 2025.

Jörg Howe, Representante Geral da Daimler Truck AG, responsável por Comunicações Globais e Assuntos Externos: “Nossa nova Central Global de Peças é o maior projeto logístico da história da nossa Companhia. Desde que anunciamos o novo local, em janeiro deste ano, tivemos um progresso rápido. Graças à excelente cooperação com a cidade, o condado e o estado, podemos comemorar o lançamento da pedra fundamental dessa nova central de logística apenas alguns meses depois. No futuro, ela desempenhará um papel crucial para manter nossos caminhões em funcionamento e, portanto, a economia e a sociedade”.

Sven Schulze, Ministro da Economia, Turismo, Agricultura e Florestas da Saxônia-Anhalt: “A chegada da Daimler Truck a Halberstadt é um sinal importante para o contínuo desenvolvimento econômico da região. Para mim, é importante que continuemos a moldar ativamente a nossa política econômica e a prestar apoio às nossas infraestruturas municipais, possibilitando a criação de empregos permanentes e de alta qualidade. Dessa maneira, Halberstadt vai continuar a fortalecer sua economia, indo assim além da sua importância para o turismo. Gostaria de agradecer a todos aqueles que estiveram envolvidos desde a tomada da decisão de investimento, visando garantir que esse projeto fosse implementado rapidamente para que essa região possa continuar a crescer. Isso mostra que o estado da Saxônia-Anhalt está fazendo tudo o que está ao seu alcance para garantir que possamos continuar na via rápida quando se trata de investimentos”.

Daniel Szarata, prefeito da cidade de Halberstadt: “Hoje fica muito claro que a Daimler Truck é como a própria Halberstadt. Com o lançamento da pedra fundamental, estamos dando o próximo grande passo. Quero transmitir as boas-vindas de todos os nossos cidadãos, que estão encantados com este acordo. Hoje, juntos, estamos fazendo a nossa parte para a recuperação econômica de Halberstadt, do Distrito de Harz e do estado da Saxônia-Anhalt”.

20231003 cd84e36d23e747b9bdf189248abf947d foto abre 4

Thomas Balcerowski, Administrador Distrital do Condado de Harz: “Com o lançamento da pedra fundamental, a Daimler Truck dá um passo que é um marco importante para o futuro do desenvolvimento econômico do nosso Distrito. No longo prazo, estamos promovendo decisões de investimento na nossa região. A instalação da Daimler Truck é um sinal claro para outras empresas globais e fortalece o perfil do Distrito como um local de negócios moderno”.

Daimler Truck faz doação para escolas primárias de Halberstadt

A Daimler Truck aproveitou o lançamento da pedra fundamental para entregar um cheque de doação no valor de 21.000 Euros para as sete associações de apoio das escolas primárias de Halberstadt. O valor será dividido igualmente entre as associações, recebendo cada uma 3.000 Euros.

Jörg Howe: “Viemos para Halberstadt para ficar e seremos parte integrante da região no futuro. É por isso que também queremos estar envolvidos socialmente desde o início. Escolhemos voluntariamente fazer uma doação que será dividida entre as escolas primárias de Halberstadt e, assim, contribuir com uma pequena quantia para a educação e formação dos jovens locais”.

20231003 30613c39f95f47a69ef79706a14dbcec 23dt204 002

Daniel Szarata: “Um ponto ficou bem claro nas muitas discussões preliminares sobre a decisão de se instalar aqui. A Daimler Truck quer se envolver na vida social local. Uma generosa doação para as nossas escolas primárias de Halberstadt é um excelente começo. Deixa claro que a Companhia está consciente da sua importância como uma contratante atraente e atenta socialmente à sociedade de Halberstadt. Por isso, agradeço do fundo do meu coração”.

Central Global de Peças de Halberstadt e a sustentabilidade

Cerca de 2.600 fornecedores da Mercedes-Benz Trucks enviarão suas peças ao novo centro logístico no futuro. Halberstadt se tornará assim o coração do fornecimento mundial de peças de reposição para caminhões Mercedes-Benz. Num processo logístico de três fases, a nova central vai servir cerca de 20 centros logísticos regionais em todo o mundo – em, por exemplo, vários países europeus, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Brasil e China – que por sua vez fornecerão aos revendedores regionais.

Na primeira fase de expansão, o novo edifício no Parque Industrial Leste em Halberstadt terá uma área bruta de cerca de 270.000 metros quadrados, com cerca de 260.000 metros quadrados de espaço logístico. Serão criados até 450 empregos qualificados no local. Após outras etapas de construção, como também a integração de atividades adicionais relacionadas à logística global de peças, serão criados até 600 empregos no local.

A nova central de logística está planejada desde o início para ser uma operação livre de emissões de CO2: o conceito energético dispensa completamente os combustíveis fósseis. Gás natural e petróleo não serão necessários. O local será aquecido com bombas elétricas de aquecimento que trazem calor para o edifício por meio de sistemas de aquecimento sob o piso. Devido às baixas temperaturas da água de aquecimento e ao efeito de armazenamento nos pisos industriais, será alcançado um elevado nível de eficiência energética.

Além disso, pretende-se equipar as coberturas com sistemas fotovoltaicos, que poderão gerar até 13 milhões de kWh de energia elétrica por ano. Isso é mais eletricidade do que será consumida no local. A energia excedente será disponibilizada para outras unidades da Daimler Truck na Alemanha. Assim, os telhados das dependências serão “verdes”.

Os funcionários terão à disposição um grande número de estações de recarga para veículos elétricos e bicicletas elétricas. Também estarão disponíveis opções de recarga adequadas para os caminhões dos fornecedores, cujas frotas estão sendo gradualmente eletrificadas.

Fonte de abastecimento para a Mercedes-Benz do Brasil

Atualmente, a Central de Peças da Mercedes-Benz Trucks na Alemanha é uma das fontes de abastecimento para a Mercedes-Benz do Brasil, além de outros 400 fornecedores nacionais. Com a alteração de local na Alemanha, o processo continua o mesmo. O que mudará é que a nova central em Halberstadt vai se tornar o coração para o fornecimento global de peças de reposição para os veículos da marca. No futuro, as entregas de peças serão feitas a partir desse ponto central, eliminando rotas de transporte adicionais e reduzindo o tempo do processo para que as peças sejam disponibilizadas. As instalações foram projetadas para atender aos requisitos dos clientes da Daimler Truck e os revendedores regionais poderão receber seus suprimentos diretamente ou, se necessário, poderão retirar as peças por conta própria.

,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.