Viação Serrana é mais uma empresa capixaba que adquiriu o Mascarello GranVia 2024

A numeração dos veículos que chegaram variam entre o prefixo 15236 e 15243.
Image

A Viação Serrana, operadora do Sistema Transcol da Grande Vitória, é mais uma empresa capixaba que adquiriu o modelo urbano recém lançado da encarroçadora Mascarello, o GranVia 2024, para a renovação da sua frota. A empresa que pertence o Grupo Omnibus, possui sede na cidade da Serra (ES) e opera no sistema através do Consórcio Atlântico Sul.

São 08 unidades que foram encomendadas, montadas sobre o chassis Mercedes-Benz OF 1721/59 BlueTec 6, atendendo a regulamentação de redução na emissão de poluentes em vigor através da norma Proconve P-8/Euro 6. Os veículos possuem 3 portas, sendo a porta dianteira para embarque, a central para uso da plataforma elevatória no embarque e desembarque de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, e a traseira para desembarque.

A configuração dos veículos são similares aos veículos que já foram entregues para as demais empresas, com capacidade para transportar 79 passageiros, sendo 36 passageiros sentados e 41 em pé, além do motorista e de 1 vaga para cadeirante na área reservada, as poltronas são do tipo City Estofada, com piso de alumínio e janelas “quatro folhas”, que são lacradas devido ao veículo possuir aparelho de ar-condicionado – da marca Valeo.

No Transcol, os veículos com ar-condicionado não possuem posto do cobrador, além de ser instalado nos veículos o sistema de roleta alta – também conhecida como roleta dupla – para evitar a evasão de passagem, Porém o único sistema de pagamento é o Bilhete Único (Cartão GV), físico ou digital, já que é proibido que o motorista receba valores enquanto dirige.

A empresa nas últimas renovações haviam optado pelo modelo Apache VIP V, da Caio, porém no início do ano a empresa Expresso Santa Paula que também pertence ao mesmo grupo empresarial já havia optado pelo modelo GranVia 2014 na sua renovação. Até o momento, conforme divulgado pelo Ônibus & Transporte em agosto, somente a Unimar Transportes e a Viação Grande Vitória encomendaram o modelo urbano da Marcopolo no Espírito Santo.

Imagens: José Augusto de Souza Oliveira