Mascarello inicia a entrega do GranVia 2024 para a Vereda Transportes no Espírito Santo

A empresa que pertence ao Grupo Scandia era a única que ainda não havia recebido unidades do modelo no estado.
Image

A empresa Vereda Transportes, operadora do Sistema Transcol na Grande Vitória, está recebendo as primeiras unidades do modelo urbano da Mascarello, o GranVia 2024. Ao menos quatro unidades foram flagradas a caminho da garagem da empresa no Município de Vila Velha, Espírito Santo, onde já se encontram as 13 unidades da Viação Praia Sol, ambas pertencem ao Grupo Scandia e dividem a mesma estrutura de garagem.

Os veículos fazem parte de um lote no qual se espera a chegada de 17 unidades para a empresa, todas montadas sobre o chassis Mercedes-Benz OF 1721/59 BlueTec 6, atendendo a regulamentação de redução na emissão de poluentes em vigor através da norma Proconve P-8/Euro 6. Os veículos possuem 3 portas, sendo a porta dianteira para embarque, a central para uso da plataforma elevatória no embarque e desembarque de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, e a traseira para desembarque.

A configuração dos veículos são similares aos veículos que já foram entregues para as demais empresas, com capacidade para transportar 79 passageiros, sendo 36 passageiros sentados e 41 em pé, além do motorista e de 1 vaga para cadeirante na área reservada, as poltronas são do tipo City Estofada, com piso de alumínio e janelas “quatro folhas”, que são lacradas devido ao veículo possuir aparelho de ar-condicionado – da marca Valeo.

No Transcol, os veículos com ar-condicionado não possuem posto do cobrador, além de ser instalado nos veículos o sistema de roleta alta – também conhecida como roleta dupla – para evitar a evasão de passagem, Porém o único sistema de pagamento é o Bilhete Único (Cartão GV), físico ou digital, já que é proibido que o motorista receba valores enquanto dirige.

Outra empresa que tambem pertence ao Grupo Scania/Praia Sol é a Serramar Transportes, com sede no Município da Serra (ES) e também operando através do Consórcio Atlântico Sul, a Serramar já recebeu cerca de 11 unidades do modelo urbano produzido em Cascavel (PR).

As unidades registradas possuem prefixos 13200, 13203. 13204 e 13206, considerando a numeração do último veículo entregue para a empresa, é de se esperar que a numeração do lote da empresa seja entre os números 13194 e 13210. Porém, caso a empresa tenha realizado a encomenda de veículos articulados ou micro, pode ocorrer de essas unidades que ainda não foram entregues ocupem as primeiras numerações desta lista.

A empresa nas últimas renovações haviam optado pelo modelo Torino S, da Marcopolo. Vale lembrar que, no início do ano a empresa até realizou encomenda de veículos no modelo micro-ônibus Senior, da Marcopolo, porém a parceria com a montadora não se extendeu aos veículos convencionais este ano.

Imagens: José Augusto de Souza Oliveira

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.