MetrôRio inicia Operação Verão neste fim de semana (16 e 17/12)

Outra novidade é a circulação direta de Pavuna a Botafogo ou a General Osório nos fins de semana e feriado, sem transferência em Estácio
Image

O MetrôRio inicia, neste fim de semana (16 e 17/12), a Operação Verão que terá reforço no efetivo das equipes das estações e de segurança, além de aumento na oferta de trens nos dias e horários com mais demanda de clientes que se dirigem a regiões de praias e áreas de lazer. Os técnicos da concessionária também intensificaram a revisão dos sistemas de ar-condicionado.

Este fim de ano ainda contará com outra novidade: as composições da linha 2 não farão mais transferência em Estácio e seguirão diretamente da estação Pavuna a Botafogo ou General Osório/Ipanema.

Esse novo modelo operacional, que se inicia no período mais quente do ano proporcionando bem-estar e mais comodidade para os clientes, permanece posteriormente, exceto em dias de manutenções preventivas ou necessidade de ajustes operacionais.

Neste fim de semana, por exemplo, a circulação da Linha 2 será de Pavuna a General Osório/Ipanema, com transferência no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema. Os horários de funcionamento do sistema, no entanto, serão mantidos: aos sábados, das 5h à meia-noite, e aos domingos e feriados, das 7h às 23h. Já o MNS, por sua vez, vai operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.

Extensão de horário nas estações Maracanã e São Cristóvão neste sábado (16/12) 

Por conta do show do cantor britânico Paul McCartney no estádio do Maracanã neste sábado (16/12), o MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento no sábado (16/12) para atender aos clientes que vão ao show o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão até 1h30, para facilitar o retorno do público.

As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

A concessionária vai reforçar também o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio. A linha 2, que atende ao evento nas estações Maracanã e São Cristóvão, circulará entre Pavuna e General Osório/Ipanema, com possibilidade de transferência no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30.

O MetrôRio sugere que o público se programe e antecipe a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C, Portões 10 e 12 (Oeste, Sul e Pista) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Pista Premium), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).

Embarque com bicicletas e pranchas no sistema metroviário durante operação verão 

Aos fins de semana e feriados, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô é liberado durante todo o dia. As bicicletas devem ser transportadas preferencialmente no último carro da composição. O mesmo acontece com as pranchas, que devem ser levadas dentro de capa apropriada. Lembrando que clientes do MetrôRio podem embarcar com bicicletas dobráveis todos os dias, em qualquer horário, preferencialmente no último carro da composição.

Já quanto ao transporte de grandes volumes, o tamanho limite nos trens e estações é de 40 cm de largura e 45 cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo nem caixas de isopor.

Também não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. É proibido ainda embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho, além de ingerir bebida alcoólica dentro do sistema.

Normas para bom uso do sistema 

Outra questão importante é o respeito às normas e regras de segurança do metrô para evitar mau comportamento nas estações e nos trens, como por exemplo: o ato de urinar nas estações; o desrespeito aos assentos preferenciais, às mensagens de segurança e à atuação dos agentes; e o descarte irregular de lixo que acaba afetando a rotina de todos os clientes, além de atrasos nas viagens. Por isso, o MetrôRio pede a colaboração dos clientes para garantir o conforto de todos e o bom uso dos espaços no sistema metroviário.

A concessionária alerta também aos clientes sobre a atuação de ambulantes e lembra que a comercialização de mercadorias é proibida dentro das composições, conforme determinam a Lei Federal nº 6.149/74, Decreto nº 2.522/79 e a Resolução nº 1.264/2017, da Secretaria de Estado de Transportes.

Quanto às apresentações nos vagões, é importante ressaltar que o MetrôRio cumpre uma decisão judicial que não permite as exibições no interior dos trens para evitar acidentes e problemas na operação. Os agentes da concessionária orientam os artistas sobre a legislação e solicitam a saída em caso de descumprimento da lei. Como alternativa, foi criado o Palco Carioca, espaços reservados para as exibições musicais nas estações do MetrôRio.

A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

SERVIÇO 

Funcionamento do metrô neste fim de semana  

Metrô – Linhas 1, 2 e 4 

Sábado (16/12): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.

Domingo (17/12): das 7h às 23h

Transferência entre as linhas 1 e 2  

Sábado (16/12) e domingo (17/12): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema

Metrô na Superfície (MNS) – Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

Sábado (16/12): das 5h às 23h30

Domingo (17/12): das 7h às 22h30

,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.