Jungle bus da Volkswagen é ícone na trajetória de 30 anos da marca Volksbus 

Modelo serviu de base para o êxito da VWCO no programa Caminho da Escola.
Image

Para a Volkswagen Caminhões e Ônibus, o ano de 2023 está recheado de motivos para celebrar com as três décadas de sucessos da família Volksbus, numa trajetória que envolve diversos chassis que marcaram época e inspiram até hoje o transporte de passageiros no Brasil. Entre eles, está o icônico modelo que serviu de base para o êxito da VWCO no programa Caminho da Escola: conhecido como jungle bus, o Volksbus 16.180 em sua versão off-road.

“Já em 1993, anos antes da criação do programa Caminho da Escola, a VWCO desenvolvia de forma pioneira essa configuração para estradas não pavimentadas, que consistia basicamente em suspensão reforçada, com chassi mais alto para proteger componentes, com ângulos de entrada e saída acertados para uma operação off-road”, explica Mauro Simões, gerente executivo de Engenharia de Pré-Desenvolvimento da empresa.

Ele relembra, com orgulho, que com esse projeto nasceu o conceito sob medida para os ônibus Volkswagen. “Este foi nosso segundo modelo e o primeiro chassi feito especialmente para um cliente, fruto de nossa parceria e relacionamento próximo. O frotista operava metade de seu trajeto em estrada de chão, numa rota entre o Distrito Federal e a Bahia, mas não tinha um produto adequado. Nós criamos essa solução e fomos reconhecidos no mercado por isso. Dali em diante, nossa recém-lançada marca Volksbus já se tornou referência de robustez no mercado”, enfatiza.

Tamanho sucesso virou modelo exportação. O jungle bus da Volkswagen chegou a diversos países da América Latina e também da África. Não raro se observava unidades em aplicações severas como a de mineração ou mesmo no transporte rural e até mesmo na Amazônia. Quando surgiu o programa Caminho da Escola para fornecer acesso à educação a crianças e adolescentes de todo o país, a Volkswagen Caminhões e Ônibus já acumulava experiência e era reconhecida por isso.

“Seguimos assim: como a maior fornecedora de veículos para a iniciativa, com volume que vai superar as 30 mil unidades comercializadas até o fim de 2024. Mas o legado do jungle bus não para por aí. Até hoje, todo novo desenvolvimento de nossos ônibus é pautado no relacionamento próximo com o cliente, ouvindo suas necessidades e as atendendo sob medida, com agilidade e a excelência que são marcas da família Volksbus”, comemora Mauro Simões.

, , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Lei nº 9.610/98 – Está EXPLICITAMENTE proibido a divulgação, veiculação do material, cópia de identidade visual e/ou material intelectual deste Portal sem a devida autorização dos autores. Acaso haja cópia de conteúdo, o indivíduo terá que submeter em sua postagem os créditos pertencentes ao autor acompanhado do nome deste Portal. Informamos que o não cumprimento destas ações acarretarão ao infrator as penas estabelecidas na lei nº 9.610/98, bem como denúncia por fraude e roubo de material e identidade visual.Copyright © 2007-2018 | Todos os direitos reservados | Equipe Paraíba Bus Team