Foi fotografado na fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), mais uma das oito unidades adquiridas do Marcopolo Paradiso G8 1800 DD pela empresa Rápido Ribeirão Preto. A unidade registrada, de prefixo 623007, é a penúltima unidade encomendada do modelo a ser entregue para a empresa e aparenta trazer novidade na configuração interna. A unidade registrada possui colada na parte exterior o registro de classe da ANTT, que é colado pelo setor de engenharia da Marcopolo de acordo com configuração interna de poltronas, nele está inscrito a palavra “EXECUTIVO”.
Diferentemente dos demais veículos entregues que saíram com a identificação “SEMILEITO/EXECUTIVO”, indicando o serviço misto, esta unidade possui configuração única. Enquanto as unidades que já foram entregues possuem configuração de 52 poltronas semileito no piso superior de 16 executivas no piso inferior, essa unidade estima-se que possua 72 lugares, sendo 56 no piso superior e 16 no piso inferior, devendo ser utilizado em linhas de maior densidade de passageiros quando entrar em operação.
Assim como ocorreu com a empresa Expresso do Sul, que teve a sua nova identidade visual baseada na pintura da Cometa já que ambas empresas fazem parte do Grupo JCA, a Rápido Ribeirão apresenta uma nova identidade visual idêntica a da Auto Viação 1001, diferenciando, logicamente, através das logomarcas das empresas.
R$ 500 milhões em investimentos
Em 16 de junho do ano passado, o Grupo JCA, holding responsável por essas empresas, divulgou a aquisição de 485 novos ônibus de vários modelos produzidos pela Marcopolo, todas com chassis BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que atende a norma de emissão de gases Proconve P8/Euro 6 que entrava em vigor no corrente ano, dentre esses novos ônibus estão as oito unidades citadas nesta matéria para a Rápido Ribeirão Preto. O custo da aquisição dos novos ônibus foi de cerca de R$ 500 milhões.
A unidade registrada, ainda prefixada, tem 15 metros de comprimento e possui o chassi O 500 RSDD 2745/30 Euro 6 que vem com o motor MB OM 460 LA (Proconve P-8/Euro 6) que tem potência máxima de 449 cv (330 kW) a 1.600 rpm e torque máximo de 2.200 Nm (224,3 mkgf) a 1.100 rpm. O veículo é equipado com sistema de ar-condicionado com dutos individuais, sanitário no piso inferior, luzes de leitura direcionais, piso amadeirado, porta pacotes para pequenas bagagens e janelas panorâmicas com vidros colados e cortinas plissadas.
Conta ainda com itinerário eletrônico em LED, bagageiro, sensor e câmera de ré, parede de separação com porta e DPM – Dispositivo de Poltrona Móvel para fácil acesso de pessoas com mobilidade reduzida ao interior do veículo.
Completando 56 anos em 2024, a Rápido Ribeirão Preto integra a holding JCA desde 1995 e opera linhas intermunicipais no estado de São Paulo.
Imagens: Adriano MInervino