Viação Garcia irá receber mais unidades do Marcopolo G8 1800 DD com chassis Volvo

Veículos ainda sem adesivos de identificação foram registrados circulando pelas ruas próximas a unidade de Ana Rech.
Image

A Viação Garcia, empresa do Grupo GBS (Garcia-Brasil Sul), com sede em Londrina, no Paraná, estará recebendo para a sua frota em breve mais unidades do Marcopolo Paradiso G8 1800 DD, na configuração 8×2 de 15 metros.

Foi avistado nas ruas que ligam os pátios da Marcopolo e que ficam próximas a unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul (RS), mais algumas unidades com a base da pintura utilizada pela empresa paranaense. Os veículos utilizam o chassis Volvo B510R 8×2 Euro 6, que possui motor D13K500 com 507cv de potência @ 1530 – 1800 rpm e torque de 2500Nm @ 980 – 1270 rpm. Esse novo motor atende as normas Proconve P-8/Euro 6 de redução na emissão de poluentes em vigor no Brasil.

A empresa é uma das principais clientes do modelo no país, sendo inclusive a proprietária da milésima unidade do Marcopolo G8 produzida e que foi entregue no ano passado. A empresa possui diversos modelos da 8ª geração da Marcopolo, desde o modelo de entrada Viaggio G8 800, aos modelos Paradiso G8 1200, Paradiso G8 1800 DD 6×2 e 8×2, além disso a empresa possui diversas configurações de chassis, já que as primeiras unidades saindo de fábrica com a motorização Mercedes-Benz e após maio de 2023 a empresa optou pelas encomendas com chassis Volvo.

Internamente as configurações também são variadas, a empresa possui unidades que ofertam o serviço executivo, semileito, leito e leito cama. Devido a configuração do veículo registrado ser de 15 metros 8×2 e o pelo espaçamento dado entre a porta de embarque dos passageiros e a porta utilizada para operação do DPM – Dispositivo de Poltrona Móvel no embarque de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida) ser compatível com o padrão leito cama no piso inferior, é possível afirma que a unidade se trata do serviço semileito ou leito no piso superior e leito cama, ou “Cabine Cama” como é utilizado pela empresa, no piso inferior.

Sendo assim a capacidade interna da unidade, seguindo o padrão da empresa, pode ser de 56 passageiros, sendo 48 poltronas semileito no piso superior e 8 poltronas leito cama no piso inferior, com o banheiro localizado no piso superior do veículo ou na configuração do serviço “Leito Plus” ser de 40 passageiros, com 30 poltronas leito e 2 poltronas leito cama individuais no piso superior e 8 poltronas leito cama no piso inferior.

Os ônibus da empresa também são equipados com sanitário, sistema de ar-condicionado quente-frio e equipamentos de mídia, com monitores em ambos os pisos, e tomadas elétricas de 110 volts, no porta pacotes, no piso superior, e na parede da poltrona leito cama, no piso inferior.

Imagens: Jovani Cecchin

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.