Projeto da Prefeitura de Campos estampa a cultura do graffiti nos pontos de ônibus da cidade

Projeto é resultado de edital da Prefeitura de Campos, com execução da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
Image

Um ponto de ônibus localizado na Avenida Alberto Torres recebeu, nessa sexta-feira (19), pintura do edital “Culture, Campos: Graffiti – Cultura nas Ruas”, da Prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ), com execução da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A intervenção foi realizada pelo artista Ronald Rocha (Gouk). Desde a última terça-feira (16), outros pontos receberam intervenções, na segunda etapa do projeto, que foi iniciado em 29 de dezembro de 2023, sendo idealizado em 2022.

“Meu desenho traz letras, que representam o começo das pinturas em Graffiti. Completo, este ano, uma década de carreira, e pintar pontos de ônibus é uma experiência diferente, que deixa nosso trabalho acessível a diversos públicos. Estou muito honrado com a chance de deixar minha marca em um espaço público de grande circulação”, avaliou Gouk, pouco depois de finalizar sua pintura, na manhã dessa sexta-feira.

Na terça-feira (16), dois pontos localizados na Avenida Nilo Peçanha receberam pinturas dos artistas David Montezuma (Dom) e Pablo Malafaia (Pablo). Na quarta-feira (17), Dom realizou pintura na Avenida Nilo Peçanha, em frente ao prédio da Prefeitura. Nessa quinta-feira (18), as intervenções aconteceram em quatro pontos da Avenida 28 de Março, sendo pintados por Pablo e Weslley de Almeida Casangem (Zack), e por Killyacking Scott (Kaneks) e Gouk.

“A arte urbana do graffiti nos encanta, justamente por sua capacidade de transformar espaços, trazendo vida e cor. No caso do edital dos pontos de ônibus, as intervenções têm o objetivo de trazer alegria aos modernos abrigos de passageiros, por meio de desenhos cheios de cores vivas, concebidos por talentos de nossa Campos”.

Auxiliadora Freitas, presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

Reunindo 30 criações de 10 artistas do município, o projeto é resultado do edital publicado no Diário Oficial em 20/12/2022, tendo como meta a difusão das artes urbanas em diversos pontos de ônibus/abrigos de passageiros, transformando-se em pontos turísticos do município. No projeto, a FCJOL conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS).

  • ARTISTAS PARTICIPANTES – Ana Clara Lydia Ferreira da Silva – Nana; Andreson da Silva Santos – Andinho IDE!; David de Oliveira Montezuma – Dom; Diego Melo Gomes – Gás; Jhony Nunes de Siqueira – Misterbod; Killyacking Scott Mendonça Dumas Gama – Kaneks; Pablo Malafaia Pinheiro de Souza – Pablo Malafaia; Ronald Rocha dos Santos Junior – Gouk; Talles Silveira da Silva – Keisy e Weslley de Almeida Casangem – Zack. Produção: Anna Franthesca de Souza Ribeiro – Fran.

Imagem: Antônio Filho/Prefeitura de Campos