Dois ônibus novos são incendiados em Duque de Caxias na tarde desta segunda-feira (29)

Por medida de segurança, três linhas da empresa Transportes Flores não estavam circulando pelo local.
Image

Em nota divulgada nesta segunda-feira (29) pela Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro – Semove, que representa 184 empresas em todo o estado, a Federação repudiou os novos ataques criminosos ao sistema de transporte público no estado do Rio de Janeiro. Nos últimos 15 dias, já são quatro casos de incêndios a ônibus registrados neste primeiro mês do ano.

A Federação já havia divulgado dados no último dia 19, que mostravam que em dez anos, 267 ônibus foram totalmente perdidos em ataques criminosos.

Por medida de segurança, três linhas da empresa Transportes Flores não estavam circulando pelo local:

  • 446I – Duque de Caxias x Parque São Vicente
  • 115I – Duque de Caxias x Nova Iguaçu (Lote XV)
  • 116I – Duque de Caxias x Nova Iguaçu (Vila Pauline)

De acordo com a Polícia Militar, um veículo blindado da corporação sofreu uma falha mecânica durante um patrulhamento, o que gerou a represália dos criminosos. Informações de inteligência da corporação apontaram que suspeitos, após terem avistado a presença do blindado, incendiaram os coletivos na tentativa de fechar os acessos à comunidade.

Nos vídeos é possível identificar o modelo dos veículos que foram atacados nesta segunda (29), ambos são do modelo Apache VIP, veículos urbanos produzidos pela Caio em Botucatu (SP).

O veículo de prefixo RJ 161.028 era um Apache VIP IV que foi entregue pela encarroçadora para iniciar a operação da empresa Santo Antônio em agosto de 2019 e a outra unidade se trata de um Apache VIP V, de prefixo ainda não identificado, portanto não é possível saber a idade exata da unidade. Porém, se sabe que as primeiras unidades do modelo começaram a ser entregues para a empresa em outubro de 2021, ou seja, qualquer veículo da empresa deste modelo possui menos de 2 anos e meio de uso.

Além disso, ambos fazem parte da frota climatizada da empresa, que proporcionam mais conforto para a população fluminense durante o seu deslocamento.

image 17

A Semove e o site Ônibus & Transporte repudia firmemente os frequentes ataques aos coletivos em todo o país, em especial no estado do Rio de Janeiro, e pede a colaboração da população com informações que levem aos autores dos ataques por meio do Disque Denúncia, para que sejam levadas diretamente às forças de segurança para as devidas providências. O anonimato é garantido, inclusive nas mensagens de WhatsApp.

Ligue ou envie uma mensagem (via WhatsApp) para o número (11) 2253-1177 ou acesse www.disquedenuncia.org.br/.

Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.