267 ônibus foram totalmente incendiados no estado do Rio de Janeiro durante os últimos anos

Contagem considera veículos que foram totalmente perdidos desde o ano de 2014.
Image

Em nota divulgada nesta sexta-feira (19) pela Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro – Semove, que representa 184 empresas em todo o estado, a Federação repudiou os novos ataques criminosos ao sistema de transporte público por ônibus no Rio de Janeiro e apresentou dados atualizados dos ataques criminosos ocorridos no estado do Rio de Janeiro nos últimos 10 anos. Nas últimas 24 horas, dois ônibus da empresa Palmares, das linhas 898 (Campo Grande-Sepetiba) e 770 (Campo Grande-Coelho Neto), foram incendiados na cidade do Rio de Janeiro.

Estes são os dois primeiros casos de incêndios criminosos a ônibus registrados, este ano, no estado do Rio. O último havia acontecido em 26 de novembro, em Duque de Caxias. Só no ano passado, expressas associadas ao Rio Ônibus tiveram 26 ônibus destruídos, somando 60 em todo o Estado.

Nos últimos dez anos, foram inutilizados 267 ônibus por causa de incêndios criminosos, uma média de 26 ônibus por ano. A inexistência de seguro para este tipo de crime atrapalha o investimento na renovação da frota e prejudica diretamente a população.

image 17

O custo para reposição dos veículos incendiados desde 2014 soma, em valores atuais, pouco mais de R$ 211 milhões. É importante destacar que um ônibus incendiado deixa de transportar cerca de 70 mil passageiros em seis meses, tempo mínimo para que haja a reposição de um veículo no sistema de transporte.

Somando os impactos, ao todo 18.690.000 passageiros deixaram de ser atendidos pelos ônibus que foram incendiados em todo o estado, sobrecarregando o sistema e gerando super lotação durante a operação.

A Semove e o site Ônibus & Transporte repudia firmemente os frequentes ataques aos coletivos em todo o país, em especial no estado do Rio de Janeiro, e pede a colaboração da população com informações que levem aos autores dos ataques por meio do Disque Denúncia, para que sejam levadas diretamente às forças de segurança para as devidas providências. O anonimato é garantido, inclusive nas mensagens de WhatsApp.

Ligue ou envie uma mensagem (via WhatsApp) para o número (11) 2253-1177 ou acesse www.disquedenuncia.org.br/.

Imagens: Routers/Ricardo Moraes – Reprodução/Agência Brasil